A Secretaria da Saúde vai ampliar a oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atender a população de Londrina e região onde estão sendo realizadas diversas ações, entre as quais a abertura da licitação, no início do mês, para adquirir equipamentos para 53 leitos que serão distribuídos para a Santa Casa de Londrina, o Hospital Evangélico de Londrina, o Hospital Universitário de Londrina, e os municípios de Irati, Rio Negro, Castro e Ponta Grossa.
O Ministro da Saúde, Saraiva Felipe, assinou na última terça-feira (13) convênio com a Santa Casa de Cambé, no norte do Estado. O valor é de R$ 1,5 milhão para a construção de uma nova ala que abrigará as primeiras Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do município. O Governo do Estado vai ceder os equipamentos para garantir o funcionamento das unidades.
Além disso, o Hospital João de Freitas de Arapongas foi autorizado a iniciar atendimento em 14 leitos já implantados. Esses leitos, que estarão funcionando nos próximos dias, serão custeados com recursos do Tesouro do Estado.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Prefeitura de Cambé abre PSS para contratação de agentes de combate às endemias
BR-376 é bloqueada após deslizamento de terra em Nova Esperança
Detran disponibiliza página de estatísticas para consultas sobre veículos
Outra ação da Secretaria foi realizar um trabalho junto aos hospitais de Londrina para que ofereçam de imediato espaço para o Estado implantar leitos de UTI. A partir desse trabalho, ficou definido que a Santa Casa vai disponibilizar espaço físico e recursos humanos e o Estado irá locar equipamentos e implantar, dentro de quinze dias, mais oito leitos de UTI adulto. O Hospital Evangélico também disponibilizará espaço e recursos humanos para que a Secretaria implante quatro novos leitos de UTI neonatal e cinco novos leitos de UTI adulto, também com equipamento locado, no prazo de dez dias.
De acordo com as informações da Agência Estadual de Notícias, o Estado estará viabilizando, em um prazo de vinte dias, um total de 31 leitos de UTI em Londrina e Arapongas para atender a região norte do Estado.