A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) estará intensificando o trabalho de incentivo ao uso do preservativo nos dias de carnaval no Estado a partir desta sexta-feira. Os trabalhos começarão em Antonina, litoral do Estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, serão distribuídos em todo o Paraná 300 mil preservativos, dos quais 60 mil no litoral. O número é quase metade da quantidade de preservativos distribuídos mensalmente pela SESA em todo o Estado – 700 mil.
A Secretaria, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, está estimulando as jovens que iniciam a vida sexual a tomarem para si a responsabilidade da prevenção à Aids, exigindo que o parceiro use o preservativo e não tenham vergonha de comprá-lo ou carregá-lo na bolsa. "Procuramos nos dirigir a esse público para reforçar a capacidade de negociação que a menina tem no seu relacionamento", explicou Rita Esmanhoto, coordenadora estadual do programa DST/AIDS.
De acordo com estudos, é comum que as adolescentes iniciem sua vida sexual com homens mais velhos em relacionamentos estáveis. "A relação com rapazes mais velhos faz com que haja uma timidez muito grande para exigir o preservativo, o que faz com que elas com freqüência não se protejam", avalia Rita.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
As ações da Secretaria são mais fortes no litoral porque é onde haverá maior número de pessoas neste feriado. Além da AIDS, os técnicos da SESA estarão orientando as pessoas a usarem o preservativo para prevenção das demais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).