Quase 10 mil professores da rede pública participaram da etapa eliminatória da seleção de inscritos para o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), que concede aos selecionados a oportunidade de cursar pós-graduação. A Secretaria da Educação realizou, no domingo (23), em Curitiba, Cascavel e Londrina, a primeira etapa da seleção para 9.705 professores. Do total de inscritos, 3.123 realizaram a prova em Curitiba, 3.020, em Cascavel e 3.562, em Londrina.
A segunda etapa é classificatória e a data de sua realização será divulgada no mesmo edital com os resultados da fase realizada domingo, previsto para 7 de agosto. O resultado final está previsto para 25 de agosto, e ficará disponível no site www.copese.uel.br. A coordenadora do PDE, professora Simone Bergmann, revelou que o programa contribui para o grande salto de qualidade na educação do Paraná.
Os professores concorrem a uma das 1.200 vagas para programas de estudo de pós-graduação, formação que dá direito à promoção e progressão automática para o Nível III da carreira, instituído no Plano de Cargos, Carreira e Salário aprovado pelo Governo do Paraná em 2004.
Leia mais:
Ministério Público vai implantar décima unidade do Gaeco no Noroeste do Paraná
No Paraná, Prudentópolis ganha Caminho de São Miguel Arcanjo com 16 igrejas ucranianas
Regional de Saúde de Londrina continua a liderar casos de dengue no Paraná, com 936
Abastecimento de água em Londrina e Cambé deve ser normalizado até à noite
O PDE é maior programa de formação continuada do magistério estadual do país, desenvolvido a partir de parceria entre a Secretaria da Educação com as cinco universidades estaduais do Paraná e as duas federais. Para os professores selecionados que prestaram a prova na Universidade Estadual de Londrina, os programas de estudo iniciam ainda neste segundo semestre. Eles vão dedicar aos estudos metade de sua jornada de trabalho, sem prejuízo do salário.