O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, determinou, nesta quinta-feira (25), que o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), de Curitiba, assuma as investigações sobre as duas mortes na sede da fazenda experimental Syngenta Seeds, em Cascavel. Além do Cope, o Instituto Médico-Legal e o Instituto de Criminalística estão auxiliando nas investigações. A PIC de Cascavel deve acompanhar todo o inquérito.
De acordo com a AEN, o Cope assume as investigações depois do intenso trabalho de interrogatórios, prisões e apreensões feito pelo delegado chefe da 15.ª Subdivisão Policial de Cascavel, Amadeu Trevisan. Além da prisão dos sete seguranças envolvidos no tiroteio, o delegado já indiciou o dono da empresa NF Segurança, Nerci de Freitas, por homicídio, formação de quadrilha e por exercício arbitrário das próprias razões.
Na segunda-feira (29) pela manhã, os 12 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) devem ir até a 9.ª Subdivisão Policial de Cascavel para reconhecer os sete seguranças que teriam trocado tiros com os agricultores do MST no fim de semana.