Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pela terceira vez

Sem-terras invadem fazenda no norte do Paraná

Agência Estado
15 jun 2009 às 21:11
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um grupo com cerca de 150 sem-terra ligados à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) invadiu hoje a Fazenda Itaverá, em Alvorada do Sul, no norte do Paraná, propriedade da Usina Central do Paraná, do Grupo Atalla. Esta é a terceira vez que a mesma propriedade é invadida desde dezembro do ano passado. Nas outras vezes, a empresa conseguiu mandado de reintegração de posse e a saída foi pacífica, embora os sem-terra permanecessem nas proximidades.

Eles invadiram a propriedade com o objetivo de forçar uma desapropriação, pois alegam que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) já emitiu um laudo de improdutividade. Segundo o diretor de Política Agrária da Federação dos Trabalhadores Rurais do Paraná (Fetaep), Marcos Brambilla, que apoia a Contag, os laudos eram mantidos em sigilo, mas chegara ao conhecimento dos sem-terra, que decidiram pela ocupação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A assessoria do Incra confirmou que foi feito um laudo de improdutividade após vistoria no ano passado, mas houve recurso por parte da empresa, que ainda está em análise técnica. Segundo a proprietária, a fazenda tem 1.650 hectares e, nas duas vezes em que foi invadida, acumulou prejuízos de mais de R$ 22 milhões, pois teriam sido roubados gado e madeira, além de terem queimado 1.091 hectares de cana, que poderiam resultar em 185 mil sacas de açúcar e 2,8 milhões de litros de álcool.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crime de estupro

Dois homens condenados por crimes sexuais são presos em Campo Mourão

Imagem de destaque
Crime ocorreu em 2017

Homem condenado por estuprar a própria neta é preso em Maringá

Imagem de destaque
24,2% inadimplentes

75,8% dos veículos tributados já pagaram IPVA de 2024; veja como regularizar

Imagem de destaque
Atenção!

Apagão cibernético atinge sistema tributário da prefeitura de Rolândia

Em uma nota, o Grupo Atalla disse que a nova invasão coloca em risco o emprego de mais de 5,5 mil pessoas que trabalham na safra 2009, quando pretende moer cerca de 2 milhões de toneladas de cana para uma produção de 60 milhões de litros de álcool e 3,8 milhões de sacas de açúcar. "O Grupo Atalla confia na Justiça e no bom senso de todos os envolvidos para que a normalidade seja restabelecida o mais breve possível", ressaltou a nota.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade