Funcionários da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) que trabalham no Hospital de Clínicas da UFPR, vão entrar em greve na próxima segunda-feira. Eles representam cerca de 40% dos funcionários do hospital e reivindicam reajuste salarial, aumento na concessão de vale alimentação, entre outros benefícios.
O HC ainda não divulgou quais os setores que vão ficar prejudicados com a greve, mas de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Paraná (Sinditest-PR) apenas os serviços emergenciais estarão funcionando.
Os cerca de 1,5 mil funcionários celetistas do HC, contratados pela Funpar, querem reajuste de 75% no salário e 90% no vale refeição. Eles estão há sete anos com os salários congelados e pedem o benefício de acordo com cálculos inflacionários relacionados ao tempo sem reajuste.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Em nota oficial, a direção do HC é categórica ao informar a impossibilidade de conceder o aumento e justifica a medida com a atual situação financeira do hospital. "Qualquer reajuste salarial geraria um déficit maior e teria consequências ainda mais graves para os pacientes do HC, colocando em risco o próprio emprego dos funcionários do HC/Funpar", diz a nota.
Leia mais em reportagem de Katia Michelle, na Folha do Paraná/Folha de Londrina deste sábado