Áreas de instabilidade provocará pancadas de chuvas com trovoadas, com possibilidade de ocorrência de ventos moderados e fortes, nesta tarde em Londrina. Essas mesmas áreas já causaram chuvas intensas no cento-sul do estado e na capital. Em Curitiba, choveu 30 milímetros desde a meia-noite até agora; em Guarapuava, 25 milímetros.
"Essas áreas de instabilidade se formam em razão do aumento das temperaturas", disse a técnica Vanessa D'Ávila, referindo-se, por exemplo, ao caso de Londrina, onde a previsão é de temperatura máxima de 34 graus. "Os temporais de hoje não são reflexo da frente fria que se aproxima do Paraná. Ela só chegará à noite", explicou.
A frente fria fará com que as chuvas permaneçam intensas no Paraná até, pelo menos, quinta-feira (8). Em Londrina, as temperaturas caem um pouco: na quarta, variam 18 e 28 graus; e na quinta, 18 e 22.
Leia mais:
IAT orienta sobre cuidados com filhotes de aves encontrados fora do ninho
Polícia Civil promove leilão de viaturas em Apucarana e São José dos Pinhais
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Em Santa Catarina
A frente fria que avança pelo estado de Santa Catarina de hoje (6) para amanhã (7) deve provocar chuva com intensidade moderada a forte, além de temporais com granizo e vendavais. Segundo o serviço de meteorologia do estado, o volume de chuva será mais significativo em alguns municípios (50 a 80 milímetros), especialmente do oeste ao litoral sul. O aviso meteorológico do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia informa a volta do risco de alagamentos e deslizamentos.
Segundo o último boletim da Defesa Civil, em todo o estado 97 municípios sofreram danos devido às chuvas dos últimos dias. O número de pessoas afetadas chega a 103.293. Desse total, 2.370 ficaram desabrigadas e 9.093, desalojadas. Temporais e ventos causaram prejuízos em 10.373 moradias.
No Paraná, entre os 29 municípios mais afetados, 12 decretaram situação de emergência até agora devido às chuvas. De acordo com o último balanço da Defesa Civil, 10.630 pessoas sofreram algum tipo de prejuízo e 1.250 moradias foram danificadas.
Segundo o serviço de meteorologia do estado deve chover forte durante todo o dia de hoje na maioria das regiões paranaenses. A frente fria que causa temporais no Extremo Sul do país deve avançar em direção ao Paraná, acompanhada de rajadas fortes de ventos, raios e, eventualmente, granizo.