O inchaço das metrópoles brasileiras e sugestões de como enfrentar o problema serão tema de um encontro que será promovido em Curitiba amanhã e sexta-feira. O Seminário Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil vai reunir especialistas de universidades do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo que vão debater as causas de um fenômeno que faz parte do cotidiano das cidades nos últimos 40 anos: a migração.
Entre as discussões previstas, está o desafio que os administradores, engenheiros, arquitetos e urbanistas estão enfrentando para implantar medidas que atendam a realidade dos aglomerados populacionais. Os debatedores defendem que a explosão demográfica combinada com as alterações econômicas obrigam a busca de novas fontes de financiamento e a ampliação dos espaços físicos para comportar uma realidade que não pára de crescer.
Durante o seminário vai ser apresentado o estudo Caracterização e Tendências da Rede Urbana do Brasil com ênfase nas conclusões sobre a Região Sul. O trabalho envolveu o Instituto Paranaense do Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Unicamp e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).