O governador Roberto Requião anunciou nesta segunda-feira (3), no gabinete do presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, José Antonio Vidal Coelho, a indicação do procurador Olympio de Sá Sotto Maior Neto para assumir a Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná.
A escolha feita pelo governador está prevista na Constituição Federal e foi realizada a partir de uma lista tríplice, também formada pelos procuradores Ernani de Souza Cubas Júnior e Bruno Sérgio Galatti, constituída no dia 22 de fevereiro durante eleição no MP-PR.
"A indicação que eu farei amanhã (4) na Assembléia é consensual. Nós consultamos o Tribunal de Justiça, através do presidente, além dos deputados estaduais e o procurador Olympio tem a unanimidade", afirmou Requião, que encaminhará a sua decisão à Assembléia Legislativa nesta terça-feira (04).
Leia mais:
Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão
Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes
Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia
Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná
Segundo o governador, a lista tríplice era formada por "três excelentes candidatos e todos eram dignos de uma indicação". "São excelentes profissionais da área e qualquer um deles honraria o Tribunal de Justiça e uma indicação do governo do Estado", completou.
O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Antonio Lopes de Noronha, tem a mesma opinião do governador. Para ele, o procurador Olympio, assim como os outros que integraram a lista tríplice, possui grande conhecimento jurídico e um ótimo relacionamento com o Poder Judiciário. "Acreditamos que ele terá amplas condições de exercer e com muita eficiência o cargo para o qual será nomeado", afirmou.
Novo procurador
Olympio de Sá Sotto Maior Neto foi o procurador mais votado na eleição de fevereiro do Ministério Público Estadual, com 363 votos. Ele é membro da instituição há 31 anos e já foi procurador-geral de Justiça por duas vezes.
Presente no encontro, Olympio falou da indicação feita pelo governador. "Significa a opção por um Ministério Público social, preocupado efetivamente com os milhões de brasileiros que se encontram afastados da possibilidade do exercício dos direitos elementares da cidadania", afirmou.
"O MP tem quadros extraordinários. Tenho certeza que para cada área nós poderemos contar com os promotores e procuradores e a partir disto fazer com que o MP venha ampliar a sua atuação frente à sociedade, restabelecendo também os contatos com as forças progressistas da sociedade, os movimentos sociais e organismos da sociedade civil, pois o MP sempre se caracterizou por ser um braço jurídico da sociedade civil organizada", destacou ainda Olympio.
A indicação do governador Roberto Requião ainda passará por aprovação na Assembléia Legislativa do Paraná. A posse do novo procurador será realizada no primeiro semestre deste ano.
AEN