Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por falhas no controle interno

TCE rejeita contas de 2012 do aeroporto de Maringá e multa gestor

Redação Bonde com TCE-PR
12 jan 2017 às 15:54

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) jugou irregulares as contas de 2012 da SBMG S/A - Terminais Aéreos de Maringá, companhia municipal que administra o Aeroporto Silvio Name Júnior, que atende a região Noroeste do Paraná. Os autos indicaram falhas no sistema de controle interno e a ausência de envio de relatório desse sistema ao TCE-PR. O superintendente da companhia naquele ano, Marcos Antônio Valêncio, foi multado.

A Coordenadoria de Fiscalização Municipal (Cofim) opinou pela irregularidade das contas, pois não houve a nomeação de controlador interno nem a indicação de que tal função seria exercida pelo Sistema de Controle Interno da Prefeitura de Maringá. A entidade também não enviou o relatório de controle interno de 2012.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tais fatos estão em desacordo com a legislação vigente, em especial os artigos 31, 70 e 74 da Constituição Federal e o artigo 59 da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000). O Ministério Público de Contas (MPC-PR) concordou com a análise da unidade técnica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Vampiro de Curitiba

Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos

Imagem de destaque
53% dos colégios aptos

Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025

Imagem de destaque
Atenção!

Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento

Imagem de destaque
Balanço semanal

Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná


Ao fundamentar seu voto, o relator do processo, conselheiro Nestor Baptista, observou que as contas de 2011 também foram julgadas irregulares pelo TCE-PR por motivos semelhantes. Concordou, então, com o parecer ministerial e a instrução da Cofim, jugando irregular ode 2012 dos Terminais Aéreos de Maringá. O responsável pela entidade naquele ano, Marcos Antônio Valêncio, recebeu a multa de R$725,48, prevista na Lei Orgânica do TCE-PR.

Os membros da Segunda Câmara acompanharam, por unanimidade, o voto do relator. A decisão foi tomada na sessão de 30 de novembro. Os prazos para que os interessados entrem com recurso passaram a contar a partir da publicação do acórdão nº 5853/16, disponibilizada em 15 de dezembro na edição nº 1.503 no Diário Eletrônico do TCE-PR.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo