O Instituto Tecnológico do Paraná (Simepar) alerta para a previsão de temporais, com volume de chuva expressivo, ventos fortes e intensa presença de raios nas próximas 24 horas. De acordo com a entidade, nas primeiras horas de amanhã (27) as chuvas ainda devem ser intensas entre o centro-leste e norte da região, mas gradativamente a frente fria se afasta do Paraná e uma massa de ar mais frio e seco avança trazendo sol e provocando queda de temperatura no estado.
Uma área de baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul é responsável pela frente fria que atinge hoje (26) toda a região.
Desde a noite de ontem (25), chove forte sobre o Paraguai e Mato Grosso do Sul. As chuvas avançam para o noroeste-sudeste do Paraná, acompanhadas de elevada incidência de raios e rajadas fortes de vento.
Leia mais:
Paraná publica resolução com regras de consulta do Parceiro da Escola
Defesa Civil alerta para mais uma tempestade nas próximas horas na região de Rolândia
Paraná ganha voo direto de Curitiba a Assunção a partir desta terça-feira
Motorista sem CNH morre após carro capotar em rodovia no Noroeste do Paraná
Em Assis Chateaubriand, segundo o Simepar, ontem à noite, um vendaval que chegou a 135 quilômetros por hora (km/h), atingiu a estação meteorológica. Em toda extensão de divisa com Santa Catarina, o alerta é para o grande volume de chuva.
Desde a noite de quarta-feira (21), a Defesa Civil do Paraná contabiliza danos e prejuízos causados em 34 municípios. Segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Washington Alves da Rosa, no ápice dos atendimentos, havia quase 220 mil pessoas afetadas. Esse número compreende também os desabrigados e desalojados, que chegaram próximo dos 10 mil. Na manhã de hoje, 378 pessoas ainda permaneciam desalojadas, 543 desabrigadas, totalizando a quantidade de cerca de 14 mil pessoas afetadas.