A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas divulgou mudanças na área da saúde em relação ao atendimento infantil e ao local de testagem para Covid-19 no município.
A partir desta quarta-feira (14), todos os atendimentos ao público infantil (crianças de 0 a 12 anos) passam a ser realizados exclusivamente no prédio do Laboratório Municipal de Análises Clínicas – na Rua Atingau (ao lado da UPA 24 Horas). Anteriormente, o atendimento era realizado no 24 Horas " Alberto Esper Kallas”, na Vila Industrial.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas, situada no Jardim Caravelle, permanece com a Ala Covid-19 – exclusivamente para os atendimentos aos pacientes com suspeita ou confirmação da doença. Além da Ala Não Covid-19 – para os demais pacientes que necessitarem de atendimentos, entre eles, situações de urgência de trauma.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
O 24 Horas Alberto Esper Kallas é destinado aos pacientes adultos sem qualquer sintoma da Covid-19.
A testagem para Covid-19, que antes era realizada no Laboratório Municipal de Análises Clínicas passa a ser realizada diretamente na Vigilância Epidemiológica – Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Rua Marabu, 656 – Centro. Os atendimentos necessitam de agendamento. " As mudanças visam possibilitar maior privacidade aos atendimentos infantis, que serão no Laboratório Municipal de Análises Clínicas. Isso aumenta também a capacidade dos atendimentos clínicos aos pacientes que não apresentam sintomas respiratórios, e que possam ser atendidos no 24 Horas Alberto Esper Kallas. Além disso, o local onde serão atendidas as crianças, é totalmente independente da UPA do Jardim Caravelle, com estrutura ampla, contando com sala de emergência, sala de observação e medicação, e contará com dois médicos pediatras”, explica o superintendente médico, Dr. Fernando Marques.