Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Águas do Paraná

Trecho de praia na Ilha do Mel passa a ser considerado próprio para banho

Redação Bonde com AEN
28 jan 2022 às 11:31
- José Fernando Ogura/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Antes considerado inapto para banhistas, um trecho de praia da Ilha do Mel, em Paranaguá (Litoral do estado) passou a ser considerado próprio para banho. A informação é do 6° Boletim de Balneabilidade, divulgado pelo IAT (Instituto Água e Terra) nesta sexta-feira (28).


O local que recebeu a nova classificação fica à direita do trapiche na praia de Encantados. No relatório da semana passada, o ponto era um dos oito não indicados para banho e prática de esportes aquáticos. Agora, todas as praias da Ilha do Mel podem ser consideradas aptas para os banhistas. No total, o IAT monitora 66 pontos em todo o estado, incluindo também praias de água doce nas regiões Norte e Oeste do Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O contato com a água nos locais considerados impróprios para banho pode trazar riscos à saúde humana,  causando, por exemplo, otites, gastrenterites e dermatites. Segundo a chefe da Divisão de Monitoramento do IAT, Christine da Fonseca Xavier, os banhistas devem ficar atentos à sinalização nas praias. “As pessoas que estiverem passando as férias nesses locais podem considerar que onde existem bandeiras azuis, o contato com a água é considerado mais seguro, garantindo uma temporada saudável a toda a família”.

Leia mais:

Imagem de destaque
Santo das causas impossíveis

Festa de Santo Expedito será promovida neste sábado e domingo em Apucarana

Imagem de destaque

Rompimento de adutora afeta abastecimento em bairros de Apucarana

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Ataque de fúria

Durante espera por atendimento, mulher destrói computadores de unidade de saúde de Rolândia


Já os locais impróprios para banho são sinalizados com bandeiras vermelhas. No relatório desta semana, sete pontos ainda são considerados inadequados para as pessoas. Em Matinhos, não é indicado nadar à esquerda do morro, na praia Central; na altura da rua Londrina, na praia Brava de Caiobá; e na altura da rua Jacarezinho, também na praia Brava. Em Guaratuba, são impróprios para banho os pontos na altura da rua Frederico Nascimento, na praia Caieiras; e à esquerda da rua Ponta Grossa. Em Antonina, é perigoso nadar na ponta da Pita. Já a praia de São Miguel do Iguaçu (Região Oeste) é o único local de água doce citado como impróprio para banho no relatório.


Atualizados toda sexta-feira, os boletins podem ser conferidos no site do IAT, nas abas “Monitoramento” e Balneabilidade”. Também é possível baixar o APP chamado “Balneabilidade Estado do Paraná” e acessar as informações do celular.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade