Pesquisar

Canais

Serviços

- José Fernando Ogura/AEN
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Águas do Paraná

Trecho de praia na Ilha do Mel passa a ser considerado próprio para banho

Redação Bonde com AEN
28 jan 2022 às 11:31
Continua depois da publicidade

Antes considerado inapto para banhistas, um trecho de praia da Ilha do Mel, em Paranaguá (Litoral do estado) passou a ser considerado próprio para banho. A informação é do 6° Boletim de Balneabilidade, divulgado pelo IAT (Instituto Água e Terra) nesta sexta-feira (28).

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


O local que recebeu a nova classificação fica à direita do trapiche na praia de Encantados. No relatório da semana passada, o ponto era um dos oito não indicados para banho e prática de esportes aquáticos. Agora, todas as praias da Ilha do Mel podem ser consideradas aptas para os banhistas. No total, o IAT monitora 66 pontos em todo o estado, incluindo também praias de água doce nas regiões Norte e Oeste do Paraná.

Continua depois da publicidade


O contato com a água nos locais considerados impróprios para banho pode trazar riscos à saúde humana,  causando, por exemplo, otites, gastrenterites e dermatites. Segundo a chefe da Divisão de Monitoramento do IAT, Christine da Fonseca Xavier, os banhistas devem ficar atentos à sinalização nas praias. “As pessoas que estiverem passando as férias nesses locais podem considerar que onde existem bandeiras azuis, o contato com a água é considerado mais seguro, garantindo uma temporada saudável a toda a família”.


Já os locais impróprios para banho são sinalizados com bandeiras vermelhas. No relatório desta semana, sete pontos ainda são considerados inadequados para as pessoas. Em Matinhos, não é indicado nadar à esquerda do morro, na praia Central; na altura da rua Londrina, na praia Brava de Caiobá; e na altura da rua Jacarezinho, também na praia Brava. Em Guaratuba, são impróprios para banho os pontos na altura da rua Frederico Nascimento, na praia Caieiras; e à esquerda da rua Ponta Grossa. Em Antonina, é perigoso nadar na ponta da Pita. Já a praia de São Miguel do Iguaçu (Região Oeste) é o único local de água doce citado como impróprio para banho no relatório.


Atualizados toda sexta-feira, os boletins podem ser conferidos no site do IAT, nas abas “Monitoramento” e Balneabilidade”. Também é possível baixar o APP chamado “Balneabilidade Estado do Paraná” e acessar as informações do celular.

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade