A partir da próxima terça-feira (10), 38 especialistas em informática e em eletrônica vão realizar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) testes de segurança nos softwares das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2010 e em componentes do sistema eletrônico de votação. Os inscritos para os testes são das áreas de ciência da computação, segurança da informação, engenharia eletrônica e de redes, tecnologia da informação e auditoria.
Os testes serão realizados no auditório do edifício-sede do Tribunal, das 9h às 18h, até sexta-feira, dia 13 de novembro. É a primeira vez que o TSE abre as urnas e os sistemas de votação ao público em geral para tentativas de violação e fraude.
Seis peritos criminais da Polícia Federal, especializados em ciência ou engenharia da computação e engenharia de redes, farão o teste em grupo. Outro teste será realizado por uma equipe de seis auditores da CGU, dentre eles um engenheiro e um perito em segurança de redes, além de especialistas em ciência e engenharia da computação. Eles atuam em uma área da CGU especializada em auditar a segurança de sistemas eletrônicos.