Acadêmicos ligados ao ‘Movimento Estudantil da Universidade Estadual de Londrina’ (UEL) estiveram no sábado pela manhã no Calçadão, centro da cidade, coletando assinaturas para um abaixo-assinado contra o projeto de autonomia apresentado pelo governador Jaime Lerner.
Eles distribuíram um panfleto onde apontam que o projeto ‘ameaça a manutenção do caráter público das universidades’. ‘Alguns setores querem o projeto, mas defendemos os interesses dos alunos, que são contra’, afirmou o estudante de Odontologia, Daniel Augusto Gazin. Eles pretendem recolher mais assinaturas durante toda esta semana e estarão em Curitiba quando o projeto for discutido no plenário da Assembléia Legislativa (AL).
O projeto de autonomia administrativa e financeira das universidades estaduais paranaenses só irá para votação na AL ‘depois de passar por ampla discussão com setores de comunidade’, informou anteontem o deputado estadual Durval Amaral (PFL). De acordo com o parlamentar, ‘a autonomia tem de espelhar o pensamento médio da sociedade, porque ela é a responsavel pela manutenção das instituições de ensino superior (IES)’. Amaral afirmou ainda que a retirada do pedido de apreciação do projeto em regime de urgência foi motivado pelo acordo entre o governo e o comando de greve das IES, que prevê o fim do movimento na segunda-feira.
Leia mais:
Cinco livros para conhecer obra literária de Dalton Trevisan, morto aos 99 anos
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
Arapongas e Cambé alertam para golpe do alvará de funcionamento
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
» Leia mais na Folha de Londrina deste domingo.