Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Começa neste sábado

Vacinação contra a gripe acontece em 53 locais da cidade

Redação Bonde
04 mai 2012 às 13:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começa neste sábado (5) a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que em Curitiba deverá imunizar cerca de 200 mil pessoas, entre idosos, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos e indígenas aldeados.

Neste sábado, Curitiba terá 53 pontos de vacinação, que acontecem em unidades de saúde, supermercados, shoppings centers e em uma tenda montada na Boca Maldita, no centro da cidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na semana seguinte ao início da campanha, a dose poderá ser encontrada nas unidades básicas de saúde, no horário normal de funcionamento de cada uma. Os centros municipais de urgências médicas (CMUM) oferecerão a vacina apenas nos sábados e domingos, das 8h às 17h. Confira, abaixo, o esquema de imunização para os demais dias da campanha.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em mata fechada

Tamanduá encontrado em cima de árvore é devolvido à natureza na região de Campo Mourão

Imagem de destaque
'Agente' Filó

Policiais adotam cachorrinha que 'pediu ajuda' para salvar seus filhotes

Imagem de destaque
Danos morais

Funcionário de loja de Umuarama recebe indenização por sofrer racismo e homofobia

Imagem de destaque
Sem mortes

Boletim semanal da dengue confirma 253 novos casos da doença no Paraná


Quem deve tomar

Publicidade


A secretária municipal da saúde, Eliane Chomatas, que é pediatra, recomenda aos pais dos bebês em idade de vacinação que não deixem de levar a caderneta de saúde – uma espécie de prontuário de bolso que traz em suas páginas finais espaços para anotação das doses aplicadas e a aplicar. Além de manter atualizado o calendário das outras vacinas, o objetivo é anotar a data em que deverá ser aplicada a dose de reforço.


Dose de reforço - O reforço é necessário somente para as crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos que não tomaram nenhuma dose na campanha de 2011. Os demais segmentos – idosos, gestantes e crianças que participaram da campanha anterior – tomam apenas uma dose, que poderá ser encontrada até o dia 25 de maio. "Sem o reforço, o organismo dessas crianças pode ficar exposto à gripe e suas complicações", explica a Secretária.

Publicidade


Até o final da campanha deverão ser imunizados em Curitiba cerca de 158 mil idosos, 15 mil gestantes e 30 mil bebês de 6 meses a 2 anos incompletos, além de até 130 indígenas aldeados na Regional Pinheirinho. Esses grupos formam o segmento populacional mais suscetível a ter complicações de saúde em decorrência da ação dos vírus causadores da gripe.


Igual à dose trivalente usada na campanha de 2011, a vacina destinada a essa ação trará em sua composição vírus influenza similares ao A / Califórnia / 7 / 2009 (H1N1), ao A / Perth / 16 / 2009 (H3N2) e ao B / Brisbane / 60 / 2008. Ela será aplicada em dose única para maiores de 60 anos, grávidas em qualquer fase da gestação 15 mil mulheres e crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos.

Publicidade


No Paraná


A Secretaria Estadual de Saúde espera vacinar 1,3 milhão de pessoas, o correspondente a 80% dos 1,6 milhão de paranaenses considerados mais sujeitos a contrair a doença: gestantes, crianças de seis meses a 2 anos e adultos maiores de 60 anos, além de indígenas, população prisional e trabalhadores de unidades de saúde que fazem atendimento a casos de influenza.

Mais de 2 mil unidades de saúde no Estado terão a vacina à disposição. Os horários de atendimento e a instalação de postos volantes serão definidos pelos municípios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo