A Secretaria de Justiça do Paraná (Seju) divulgou nesta quarta-feira (16) que 143 presos do Estado não retornaram aos presídios após ganharem liberdade no período de festas de fim de ano em 2012. O último prazo para o retorno era a segunda-feira (14) e agora eles passaram a ser considerados foragidos da Justiça.
O número representa 5,3% do total de presos que ganharam a liberdade para passar o final de ano fora dos presídios. A porcentagem é semelhante ao período de fim de ano de 2011, quando 5,2% dos presos (127 pessoas naquela ocasião) permaneceram foragidos. Ao todo, 2.489 detentos ganharam liberdade e 2.346 retornaram aos presídios para o cumprimento das penas em 2012.
De acordo com a Seju, os presos que tiveram liberdade autorizada pelo Poder Judiciário são detentos de 13 Unidades Penais do Estado. As liberações variaram de 3 a 12 dias, de acordo com a situação de cada detento, e iniciaram entre os dias 17 e 31 de dezembro.
Leia mais:
Homem é baleado após entrevero por atraso do aluguel em Londrina
Armas somem do Batalhão do Exército em Cascavel, e inquérito apura envolvimento de militares
Serial killer de Alagoas morava a menos de 1 quilômetro dos locais dos crimes
PF visa militares que planejavam matar Lula e Alckmin antes da posse
A Colônia Penal Agroindustrial de Piraquara teve o maior número de presos foragidos, com 92 pessoas, seguida do Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava, com 10, e da Colônia Penal Industrial de Maringá e do Centro de Reintegração Social de Londrina, cada um com sete foragidos.