Em deflagração à operação Vera Cruz, concluída na manhã desta sexta-feira 08), em Londrina, policiais da Divisão Estadual de Narcóticos – DENARC, realizaram a prisão de três pessoas envolvidas em tráfico de drogas, como resultado de uma investigação que em dois meses somou a apreensão de 46 quilos de maconha.
Os trabalhos de investigação tiveram início em abril após a prisão em flagrante, pela Denarc, de três pessoas envolvidas no comércio de 35 quilos de maconha que eram trazidos de Rolândia para Londrina. Com diligências feitas em torno deste grupo, foi descoberto que ainda havia pelo menos 100 quilos da droga disponíveis para a venda, ocultados em local desconhecido.
Aprofundadas as investigações chegou-se às três pessoas responsáveis pelo esconderijo e venda da droga restante para usuários e traficantes de Londrina e região: Edson Amaral Fernandes, de 40 anos, vulgo "Edinho", Haliston Cleiton de Souza, de 41 anos, vulgo "Macalé", presos hoje em função de mandado de prisão, e um terceiro não-identificado.
Leia mais:
Médico é preso suspeito de espancar e matar a própria mãe em Ponta Grossa
Homem é preso com 10 quilos de maconha após perseguição no Norte Pioneiro
Confronto em operação contra tráfico termina com morte de suspeito em Arapongas
Marido invade trabalho de esposa após suspeita de traição em Jandaia do Sul
Em acompanhamento às atividades do grupo puderam ser constatadas duas ocorrências que ratificam seu envolvimento com o tráfico de drogas. No dia 17 de maio, uma mulher foi presa quando tentava, a mando de Edson, introduzir 48 gramas maconha na carceragem do 2º Distrito Policial de Londrina, durante visita. E no dia 25 do mesmo mês, três homens e um adolescente de Florestópolis foram detidos no retorno de uma viagem que haviam feito a Londrina para a compra de 10 quilos de maconha, vendidas por Edson e Haliston.
Ainda foi identificado e preso Joaquim Fróis, a pessoa responsável pelo fornecimento de toda a droga comercializada pela organização, residente no município de Naviraí, em Mato Grosso do Sul. De acordo com dados da investigação, ele possuía aptidão para enviar em torno de 100 quilos de maconha por mês ao Paraná.
Buscas
Durante os cumprimentos dos mandados de prisão e busca e apreensão, na manhã desta sexta-feira (8), foram localizados na cada de Haliston uma porção de 810 gramas de maconha e 10 cartuchos não deflagrados de munições de calibres 9 mm e 38.