Uma pessoa foi autuada e materiais de pesca subaquática foram apreendidos por policiais do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV), na Baía de Paranaguá, na quarta-feira (05). Os objetos estavam em uma embarcação também apreendida pelas equipes, que efetuavam patrulhamento nas imediações do local da ocorrência, quando desconfiaram da situação do barco.
Entre os materiais recolhidos, estava um arbalete, um cinto de lastro, roupas de mergulho, nadadeiras e uma máscara de mergulho. "A pesca subaquática em alto mar não é proibida em outros locais, contudo, dentro das baías de Paranaguá, Antonina, Guaraqueçaba, e Pontal do Paraná, sim", explica o Porta Voz da Força Verde, Tenente Ivan Fonseca.
Segundo o policial, são nestas localidades alguns dos locais em que os peixes ficam desprotegidos, fazendo com que a pesca seja severamente danosa aos ecossistemas. "Há a possibilidade de as pessoas conseguirem junto às autoridades a documentação necessária para legalizar esta atividade, mas aqui neste local a prática é ilegal", lembra.
Leia mais:
Homem perde parte da orelha em briga generalizada no centro de Arapongas
Moradores da zona rural de Arapongas são vítimas de sequestro relâmpago
Mulher morre após carro cair em buraco escondido na BR-369, em Cornélio Procópio
Polícia Federal em Londrina incinera quase sete toneladas de maconha
O arbalete trata-se de uma arma utilizada por pescadores subaquáticos para emitir arpões. Já o conto de lastro corresponde a pesos de chumbo afixados na cintura de uma pessoa, com a finalidade de manter a estabilidade do mergulhador embaixo da água, resistindo à tendência natural de flutuação.
"Os policiais avistaram uma embarcação de pequeno porte e observou-se que seus ocupantes estavam praticando pesca subaquática, e ao realizarem a abordagem e durante buscas na água localizaram os materiais", afirma Ivan. O barco e os demais objetos apreendidos foram levados à Delegacia e Polícia Federal de Paranaguá, para que os procedimentos necessários fossem efetuados.