Policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (DEDC) prenderam, na tarde de quarta-feira (21), no bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Luiz Santos, 49 anos, suspeito de usar os filhos de 8 e 10 anos, para arrecadar dinheiro e mantimentos a um suposto abrigo que ele dizia ser representante.
Para aplicar o golpe, Luiz percorria diversos colégios e empresas da cidade na companhia dos filhos, dizendo ser representante de uma associação de abrigo para crianças. Ele não apresentava as crianças como seus filhos, mas sim como moradores do abrigo. As crianças eram treinadas pelo pai para confirmar que eram órfãos, o que acabava por sensibilizar as vítimas, que faziam grandes doações.
Para o delegado-titular da DEDC, Cassiano Aufiero, estima-se que entre dinheiro e mantimentos arrecadados, o suspeito pode ter faturado R$ 8 mil por mês. Somente na escola onde Luiz foi pego aplicando o golpe, localizada na CIC, o suspeito já havia arrecadado 980 litros de leite. Luiz possui cinco passagens pela polícia de São Paulo por estelionato, e suspeita-se que ele vinha aplicando este golpe há aproximadamente 10 anos.
Leia mais:
Médico é preso suspeito de espancar e matar a própria mãe em Ponta Grossa
Homem é preso com 10 quilos de maconha após perseguição no Norte Pioneiro
Confronto em operação contra tráfico termina com morte de suspeito em Arapongas
Marido invade trabalho de esposa após suspeita de traição em Jandaia do Sul
Luiz foi autuado por corrupção de menores e estelionato e foi encaminhado ao Setor de Carceragem Temporária da DEDC, onde aguarda decisão da Justiça.