Um relatório estatístico criminal, apresentado pela Secretaria da Segurança Pública nesta terça-feira (13/03), registrou uma redução de 6,45% no número de homicídios dolosos (com intenção de matar) em Curitiba no primeiro bimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registradas 116 mortes na cidade nos dois primeiros meses deste ano, contra 124 no ano anterior.
Os números foram apresentados durante reunião de avaliação do Comitê Gestor de Segurança Pública, que reúne delegados da Policia Civil e oficiais da Polícia Militar da capital. Em janeiro de 2011, foram registrados 76 crimes de homicídio e em fevereiro foram 48 casos. Em 2012, foram registrados 58 homicídios em janeiro e o mesmo número em fevereiro.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, a redução da criminalidade serve de estímulo para os policiais e representa tranqüilidade para a população. "A diminuição da criminalidade é resultado de uma tendência que está constante. Temos muito que fazer para que a taxa seja a ideal na capital, mas esse é um avanço para ser comemorado", disse ele.
Leia mais:
Homem ameaça companheira, é preso e debocha de policiais urinando no chão em delegacia em Arapongas
Adolescente é apreendido após ser acusado de roubar bolsa de idosa em Londrina
Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia
PRF sente cheiro de maconha e apreende 343 quilos da droga escondidos em caixas de ovos no PR
O secretário explica que pelas metas adotadas pelo governo estadual esses números devem baixar mais até o fim do ano. Ele disse que o objetivo para o Paraná é a redução da taxa de 30 homicídios para cada 100 mil habitantes (registrado em 2010) para 21 homicídios para cada 100 mil habitantes, até 2015.
A metodologia utilizada no relatório estatístico criminal cruzou dados de inquéritos policiais abertos com boletins de ocorrências unificados e informações da Polícia Civil e Militar.