Um crucifixo bizantino feito de ouro e pedras preciosas e avaliado em 25 milhões de euros (cerca de R$ 64 milhões) foi roubado à mão armada de dentro de uma igreja na cidade de Tournai, na Bélgica. Segundo a prefeitura da cidade, assaltantes armados entraram na Catedral Românica nas primeiras horas da manhã, um horário em que o local histórico está aberto para receber fiéis e visitantes.
Eles renderam turistas e clérigos "com violência" e quebraram os vidros blindados das vitrines onde estavam o crucifixo e alguns objetos de valor do século 17, que também foram levados.
Feito de placas de ouro, pérolas e 48 pedras preciosas, o crucifixo tem um seguro no valor de 25 milhões de euros para cobrir as ocasiões em que é retirado da vitrine blindada - durante ofícios religiosos.
Leia mais:
Homem perde parte da orelha em briga generalizada no centro de Arapongas
Moradores da zona rural de Arapongas são vítimas de sequestro relâmpago
Mulher morre após carro cair em buraco escondido na BR-369, em Cornélio Procópio
Polícia Federal em Londrina incinera quase sete toneladas de maconha
A peça faz parte das jóias da Catedral de Notre Dame, em Paris, e chegou a Tournai no início do século 13, oferecida como presente de agradecimento pela ajuda prestada pela cidade aos cruzados durante a queda de Constantinopla.
Acredita-se que tenha sido elaborada entre os séculos 8 e 9 e que contenha uma relíquia da primeira cruz de Jerusalém.
A prefeitura de Tournai assegura que o crucifixo é tão conhecido que sua venda será praticamente impossível.