A semana começou triste para os funcionários do Museu do Café e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã. No fim de semana, foi constatado que o Museu do Café foi arrombado e furtado. Conforme a equipe da secretaria, os ladrões conseguiram entrar no local por uma janela e, em seguida, arrombaram a porta principal.
Além de terem invadido um patrimônio público, levaram uma espingarda e um rádio antigo, que foi doado pela família Chernev, família pioneira na cidade. Os objetos faziam parte da exposição permanente do acervo, que é visitado com frequência por escolas e turistas que querem conhecer mais sobre a história de Ibiporã.
O secretário de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio, notificou a ocorrência à polícia e será acionado o seguro patrimonial do prédio. O local é monitorado por alarmes.
Leia mais:
Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM
Homem ameaça companheira, é preso e debocha de policiais urinando no chão em delegacia em Arapongas
Adolescente é apreendido após ser acusado de roubar bolsa de idosa em Londrina
Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia
Segundo a secretaria, o Museu do Café já foi alvo de pichações e furtos em 2015. Ainda de acordo com a secretaria, na época, ladrões entraram pelas janelas, mas nunca havia acontecido um arrombamento como o registado no fim de semana. Em razão das invasões que ocorriam, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo providenciou na gestão passada, em outubro de 2015, o cercamento de todo o espaço da estação ferroviária com grades, o que reduziu os delitos. "Tal medida foi adotada também nos espaços do Cine Teatro Padre José Zanelli, do Museu Histórico e de Artes, do Ceforma e do Complexo Cultural, protegendo dessa forma o patrimônio público e histórico que estes prédios representam, além de proporcionar mais segurança aos funcionários, usuários e alunos".
"Apesar de contarem com poucos funcionários, a estrutura física dos museus de Ibiporã é exemplo para muitas cidades e eles vêm recebendo manutenção permanente", afirmou Adélio. Conforme o secretário, os espaços estão bem cuidados e foram recém reformados entre 2010 e 2012. "Tanto o Museu Histórico, quanto o Museu do Café passaram por reformas executadas pela Prefeitura, com recursos federais e contrapartida do Município".
A Secretaria de Cultura faz um apelo a quem vir algum destes objetos que foram furtados ou presenciar a ação de vândalos nesses locais, para ligar aos telefones 3178-0215 e 3178-0216 e denunciar, pois providências serão tomadas.