Uma operação da PM (Polícia Militar) em quatro estados do Brasil com foco em prisão de integrantes de uma organização criminosa prendeu nove pessoas em Londrina na manhã desta quinta-feira (13). Por volta das 7h15, o balanço parcial contabilizava ainda a apreensão de 1 kg de maconha, R$ 11.000,00, uma pistola cal. 380 e 40 munições.
Segundo a PM, as ações têm alvos em comum tratando-se do combate de quadrilha com várias ramificações configurando principalmente atividades de crime organizado. Os presos são suspeitos de pertencer a organização criminosa responsável pela prática de diversos crimes, tais como o tráfico e a associação para o tráfico de drogas, tortura mediante sequestro, falsificação, dentre outros.
Alguns desses crimes tem por objetivo a captação de recursos financeiros para o custeio das atividades da organização criminosa; outros – a exemplo da tortura mediante sequestro – são utilizados como espécie de penalidade a desafetos ou membros da própria facção, por meio do que é conhecido como "Tribunal do Crime”.
Leia mais:
Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM
Homem ameaça companheira, é preso e debocha de policiais urinando no chão em delegacia em Arapongas
Adolescente é apreendido após ser acusado de roubar bolsa de idosa em Londrina
Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia
Ao todo estão sendo cumpridos 51 mandados de prisão e 59 mandados de busca e apreensão. A operação conjunta, que ocorre simultaneamente, tem mandados a serem cumpridos nos municípios de Londrina, Cambé, Itambaracá, Jaguapitã, Apucarana, Rolândia, Bandeirantes, Santo Antônio da Platina, Andirá, Faxinal, Borrazópolis, Sertanópolis, Piraquara, Rondonópolis (MT), São Paulo (SP) e Lagoa da Pedra (MA).
Mais de 200 servidores integram a ação, a maioria policiais militares de diversos batalhões de várias regiões Estado do Paraná e das policias dos outros estados da federação que atuam em conjunto.
LEIA MAIS:
Operação contra organização criminosa cumpre mandados no PR, SP, MT e MA