O número de mortos registrados nas rodovias federais que cortam o Paraná durante a Operação Carnaval, executada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), mais que duplicou em 2017 em relação a 2015 e 2016, conforme balanço divulgado na manhã desta quinta-feira (2).
Foram 20 vítimas fatais na operação realizada entre a última sexta-feira (24) e o fim da noite desta quarta-feira (1º), contra 8 mortes no carnaval de 2016 e 9 em 2015. O número só não é maior que em 2014, quando 26 pessoas morreram nas estradas federais no Estado.
O número de feridos, entretanto, permaneceu bem próximo ao registrado no ano passado: foram 196 nos últimos cinco dias, contra 191
Leia mais:
Médico é preso suspeito de espancar e matar a própria mãe em Ponta Grossa
Homem é preso com 10 quilos de maconha após perseguição no Norte Pioneiro
Confronto em operação contra tráfico termina com morte de suspeito em Arapongas
Marido invade trabalho de esposa após suspeita de traição em Jandaia do Sul
O balanço das ações prioritárias de fiscalização da PRF no Paraná ainda contabilizam mais de 14.500 veículos acima do limite máximo de velocidade, 173 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas e 843 manobras de ultrapassagens proibidas.
Imprudência, sono e negligência
Entre as principais causas dos acidentes com mortes no Carnaval deste ano estão ultrapassagens indevidas, desobediência à sinalização, sono, desatenção e negligência.
Oito das 20 mortes ocorreram em colisões frontais. Treze aconteceram à noite ou de madrugada. Com exceção de uma, todas foram registradas com pista seca.
Três pedestres morreram atropelados, entre eles uma andarilha que estava grávida, atingida por um carro às 23h30 de ontem (1) na BR-376, em Mauá da Serra.
O acidente mais grave ocorreu na BR-277, em Santa Tereza do Oeste, na madrugada de sábado (25). Quatro pessoas morreram em uma colisão frontal. Um dos veículos envolvidos fez uma ultrapassagem em local proibido. No carro, com cinco lugares, havia seis pessoas, entre elas uma criança de três anos, socorrida com lesões graves.
Outros três homens morreram na madrugada de sexta-feira (24) em Nova Esperança. Eles estavam na cabine de um caminhão que tombou após o veículo atingir uma roda que estava abandonada sobre a pista. A roda provavelmente era um estepe de outro caminhão, que não foi identificado. Por provável negligência, o objeto caiu e ficou sobre o asfalto, na faixa da direita.
No Carnaval deste ano, a PRF registrou ainda 106 casos de crianças transportadas sem a cadeirinha ou outro equipamento de retenção adequado à idade. E 228 veículos foram recolhidos aos pátios da instituição, por diferentes irregularidades.
Ações de fiscalização da PRF durante o Carnaval no Paraná:
- 173 motoristas flagrados dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas;
- 845 autuações por ultrapassagens proibidas;
- 14.508 imagens de radar portátil (veículos acima da velocidade máxima permitida);
- 106 crianças sem cadeirinha;
- 228 veículos recolhidos, por diferentes irregularidades.
Mortes, feridos e acidentes na Operação Carnaval 2017:
- 20 mortos;
- 196 feridos;
- 192 acidentes;
- 43 acidentes graves (com mortos ou feridos com lesões graves).