Mais de 70 policiais de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Apucarana, Londrina e Ibiporã realizaram uma nova etapa da chamada Operação Liberdade. Foram cumpridos dez mandados de prisão e 12 de busca e apreensão nas cidades de Londrina, Ibiporã e Jataizinho. A ação desarticulou três grupos que movimentavam o tráfico de drogas na região norte do estado. Oito pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (21) e duas já estavam detidas.
A investigação durou três meses, com o monitoramento de pontos de revenda de entorpecentes em vias públicas de Ibiporã. O delegado do Denarc de Londrina, Lanevilton Theodoro Moreira, explicou que os pontos não eram fixos para dificultar a fiscalização e para alcançar o maior número de usuários.
Os policiais acompanharam a movimentação nesses locais por meio de gravações de vídeo e de conversas telefônicas. "Os acusados faziam a gerência e a coordenação da venda de drogas em Ibiporã. Os adolescentes operacionalizavam a entrega e a revenda, principalmente, de crack e de cocaína", contou o delegado. Os grupos também agiam na zona sul de Londrina.
Leia mais:
Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM
Homem ameaça companheira, é preso e debocha de policiais urinando no chão em delegacia em Arapongas
Adolescente é apreendido após ser acusado de roubar bolsa de idosa em Londrina
Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia
Conforme Moreira, a investigação não revelou um possível envolvimento dos acusados com facções criminosas. No total, treze adolescentes foram apreendidos durante a apuração dos fatos. Na manhã desta quinta, os policiais também encontraram porções de drogas, balanças de precisão e valores em dinheiro.
Os chefes de cada grupo foram identificados como Luiz Henrique Saraiva, Antônio Alves Ferreira Neto e Fernando José de Souza. Todos os detidos tiveram a prisão temporária decretada por 30 dias. (Atualizado às 10h40)