A Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) começou a receber, nesta segunda-feira (30), presos provisórios dos distritos policiais. Os presos da PEL foram removidos para a nova unidade prisional, o Centro de Detenção e Ressocialização (CDR), localizado na Zona Sul de Londrina.
Vinte detentos do 2º Distrito Policial e outros 40 presos da PEL foram removidos para o CDR nesta manhã. Toda a ação foi marcada por um forte esquema policial. Com a saída desses 40, já chega a 160 o número de presos que deixaram a PEL desde a última quinta-feira.
A expectativa é de que todos os 620 condenados que estão na PEL sejam transferidos para o CDR em 15 dias.
Leia mais:
Médico é preso suspeito de espancar e matar a própria mãe em Ponta Grossa
Homem é preso com 10 quilos de maconha após perseguição no Norte Pioneiro
Confronto em operação contra tráfico termina com morte de suspeito em Arapongas
Marido invade trabalho de esposa após suspeita de traição em Jandaia do Sul
O CDR levou dois anos para ser inaugurado e contará com 860 presos que serão removidos da PEL e da Casa de Custódia (CCL). Até o momento, a unidade conta com 186 presos transferidos dessas duas unidades.
Tentativa de fuga
Durante a madrugada deste domingo (29), uma tentativa de fuga no 2º Distrito Policial foi flagrada e interrompida por policiais que estavam de plantão. Cerca de 40 presos de uma mesma galeria, tentaram abrir um buraco na parece da cela utilizando pedaços de ferro.
A parede, que dá acesso ao estacionamento do distrito, chegou a ser perfurada com um pequeno buraco, mas a tentativa dos presos foi frustrada com a presença dos policiais, que por conta de barulhos, perceberam a agitação que ocorria naquela galeria.
Todos os presos permanecerão no pátio de sol até que sejam provindenciados os reparos necessários na cela.