A Polícia Militar do Paraná desmentiu na última sexta-feira (14/09) as suspeitas de que haveria "toque de recolher" na área da Unidade Paraná Seguro (UPS) do Uberaba, em Curitiba.
"Esta é uma tentativa de abalar a imagem do governo do Estado, da Segurança Pública, da Polícia Militar e dos projetos que vêm dando certo. Não vamos nos abater e continuaremos fazendo o nosso trabalho", garantiu o comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk.
Segundo o comandante da PM, este tipo de abordagem pode até ter conotação política, mas a Polícia Militar está presente no Uberaba com diversas viaturas e grande efetivo reforçando a segurança e garantindo tranquilidade ao cidadão. "As fofocas não trazem este nível de risco para o morador da região, mas independente disso a Polícia Militar tomou todas as medidas de segurança", afirmou.
Leia mais:
Homem perde parte da orelha em briga generalizada no centro de Arapongas
Moradores da zona rural de Arapongas são vítimas de sequestro relâmpago
Mulher morre após carro cair em buraco escondido na BR-369, em Cornélio Procópio
Polícia Federal em Londrina incinera quase sete toneladas de maconha
"Já estava prevista uma operação na área da UPS/Uberaba, sendo uma coincidência surgir este murmurinho de que haveria um toque de recolher no mesmo momento. Estamos com nossas equipes na região, e posso dizer que hoje a área do Uberaba é a mais bem policiada de Curitiba", completou Bondaruk. Operações como esta estão previstas para todas as áreas de UPS e acontecem esporadicamente ou quando houver necessidade. No mesmo local, uma edição desta operação já havia ocorrido no 13 de agosto.
Mesmo com o reforço policial, a Polícia Militar pede a participação da comunidade para prender traficantes e trazer mais segurança na região. "Pedimos à população que utilize o disque-denúncia (181) para nos repassar informações sobre este tipo de coisa, denunciar onde estão drogas, armamentos, pois ela não será identificada. É uma forma de termos mais segurança, não só nas áreas de UPS, mas em todas áreas próximas", explica Bondaruk.
O coronel também desmentiu a informação repassada aos veículos de comunicação de que policiais teriam ligado para moradores e comerciantes pedindo para que fechassem as portas, pois haveria "toque de recolher".
A Polícia Militar está na região, por tempo indeterminado, com viaturas, motos, cavalos e helicóptero, em um esforço para reduzir ainda mais os índices de criminalidade na região.
De acordo com o coronel Ademar da Cunha Sobrinho, o boato foi espalhado por volta das 8h, quando a PM já estava chegando no local para a realização da operação. "Estávamos lá e nada aconteceu. O uso da aeronave também estava no cronograma, não foi por conta deste suposto toque de recolher, ou seja, já estava tudo previsto", explica.
Desde o início da instalação da UPS no Uberaba aumentou em cerca de 300% o número de apreensões de drogas e prisões de traficantes. "Isso mostra o empenho dos policiais militares e do Governo do Estado em oferecer mais segurança à comunidade", garante o coronel. (Com informações da Polícia Militar do Paraná)