As Polícias Civis do Paraná e de Santa Catarina realizaram uma operação na manhã desta terça-feira (11) contra suspeitos de envolvimento em um caso de roubo de carga. O crime aconteceu em julho do ano passado na cidade de São Francisco do Sul (SC) e teria sido organizado pelo empresário responsável pela empresa de transporte da carga e pelo motorista do caminhão, ambos de Londrina.
As prisões do empresário e do motorista foram cumpridas com apoio de policiais civis de Cambé.
De acordo com informações da Polícia Civil de Santa Catarina, foram cumpridos dois mandados de prisão e de busca e apreensão contra o proprietário da empresa de transportes, assim como contra o motorista que estava na direção do veículo que transportava a carga. O crime foi registrado no dia 22 de julho de 2022 em São Francisco do Sul. A carga de 36 toneladas de fertilizantes, avaliada em quase R$ 60 mil, tinha como destino o estado de Goiás.
Leia mais:
Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 200 quilos de cocaína na região de Londrina
Polícia Rodoviária Estadual apreende maconha em carro após perseguição em Sertaneja
Anuário de Segurança indica os dias e os horários preferidos pelos golpistas no Paraná
Dez são presos por emboscada a cruzeirenses; presidente da Mancha continua foragido
A polícia apurou que a empresa contratada para fazer o frete da carga orquestrou o crime, já que após o caminhão ter sido carregado, o motorista teria furtado a carga, enquanto que o empresário teria ficado responsável por enviar ao contratante do frete um BO (Boletim de Ocorrência) falso na tentativa de comprovar que a carga tinha sido roubada.
“De pronto foi verificado se tratar de prática muito utilizada pelos grupos criminosos para a subtração de cargas, valendo-se da atividade laboral para lesar a vítima, tanto com a prática do furto quanto mediante o recebimento do valor relativo ao adiantamento do frete”, ressaltou a polícia.
Além desse crime, a dupla também teria usado a mesma estratégia para furtar uma outra carga de fertilizantes que estava sendo transportada pela empresa em Paranaguá dias depois. Segundo a polícia, os criminosos costumam realizar esse tipo de crime próximo aos finais de semana e feriados, já que utilizam os dias de folga para retirar a carga do caminhão.
O motorista do caminhão já tinha outros dois mandados de prisão em aberto pelos crimes de homicídio e de tráfico de drogas.