Uma operação para combater fraudes na importação de pneus usados foi deflagrada nesta quarta-feira (20) nos estados do Espírito Santo, Bahia e Paraná. De acordo com a Receita Federal, as empresas conseguiam liminares na Justiça para importar os pneus sob a alegação de que iriam beneficiar industrialmente a mercadoria.
As investigações apuraram, no entanto, que pelo menos duas empresas no Espírito Santo, uma na Bahia e outra no Paraná, que representam 23 % do mercado de pneus usados, não estavam utilizando nenhuma espécie de beneficiamento (recauchutagem).
A importação de pneus usados e recauchutados foi proibida desde 2001 pelo governo federal. Um dos motivos alegados é a ameaça ao meio ambiente, já que o país acaba recebendo material descartado em outras partes do mundo.
Leia mais:

MP denuncia criminalmente conselheiro tutelar que se recusou a atender criança em Jaguapitã

Barbeiro é indiciado por expor criança autista durante corte nas redes sociais no PR

PF apreende acessórios ilegais para armas em condomínio na zona sul de Londrina

Motorista tenta ultrapassagem durante uma curva, bate em ônibus e morre no PR
Outra irregularidade na Operação Lixeira, segundo a Receita Federal, era a importação de produtos subfaturados, além da utilização de licenças de importação em nome de terceiros sem autorização judicial. A RF informou que em diversas ocasiões a carga não passava pelos depósitos das importadoras e eram remetidas diretamente para os compradores finais.
Com informações da ABr.