Força-tarefa formada por policiais do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), de Cascavel e Maringá, prendeu 13 suspeitos de integrar uma quadrilha de roubo de cargas. O grupo roubou pelo menos 20 caminhões e cargas nos últimos seis meses, causando prejuízos estimados em R$ 15 milhões.
Os mandados da Operação Mão Amiga II foram cumpridos em Maringá, Sarandi, Tapejara e São Jorge do Ivaí. Além das prisões, a força-tarefa apreendeu 20 carros, computadores, armas e munições.
Segundo o delegado Itiro Hashitami, coordenador do Nurce, as prisões trarão consequências imediatas na redução desse tipo de crime. "Essa quadrilha era altamente especializada e tinha dois técnicos que desarmavam o sistema de rastreamento de satélite dos veículos", explicou Hashitami. A base da quadrilha ficava na região de Maringá.
Leia mais:
Em Londrina, comerciante é preso suspeito de latrocínio de PM
Homem ameaça companheira, é preso e debocha de policiais urinando no chão em delegacia em Arapongas
Adolescente é apreendido após ser acusado de roubar bolsa de idosa em Londrina
Passageira de moto morre em acidente com ônibus na BR-369, em Rolândia
O delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, que coordenou a Operação Mão Amiga II, explica que o modo de atuação da quadrilha revela que os bandidos planejavam detalhadamente os crimes e tinham alto grau de organização. Um dos integrantes aguardava em um ponto de lentidão da estrada e desligava o sistema "mão amiga", que liga a carreta ao cavalo, causando o travamento do rodado, obrigando o motorista a parar. A vítima era rendida por outros assaltantes e mantida refém, enquanto o caminhão era levado para receptadores.
O coordenador do Nurce de Cascavel, Carlos Daniel dos Reis, responsável pelas investigações, disse que pelo menos 70 policiais participaram da operação, que também contou com o apoio da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce) e o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre). "Essa ação integrada garantiu o sucesso total no cumprimento dos mandados e a apreensão dos veículos".
Foram presos na Operação Mão Amiga II:
Cícero dos Passos, 44 anos
Ederson Cleiciano Airich, 26
Ludinei Aparecido Coelho, 50
Adriano Lopes Silva, 30
Adilson Barbosa de Moura, 38
Adelar de Vargas Costa, 43
Cícero Ulisses da Silva, 44
Cid Ulisses Bacural, 44
Danielson Scarpini Pereira de Melo, 24
Manoel Cândido Marçal, 29
Sheila Simone Azeredo, 31
Almir Rogério Babuja, 38
Fábio Matias, 30