As vereadoras Renata Bueno (PPS) e Professora Josete (PT) podem ser punidas pelo Conselho de Ética da Câmara Municipal de Curitiba na próxima terça-feira (23). Representações contra as duas parlamentares serão analisadas na próxima reunião do conselho e podem resultar em advertências contra as vereadoras.
Renata Bueno é acusada de quebra de decoro parlamentar (ao chamar vereadores de gentalha) e por nepotismo, enquanto Professora Josete é investigada pelo uso das dependências da câmara para a produção de panfletos contra o ex-vereador João Cláudio Derosso.
Segundo o presidente do Conselho de Ética da Câmara, vereador Francisco Garcez (PSDB), a punição deve sair nesta terça-feira. Ele explica que, caso a punião seja branda, ele é auto-aplicável, publicamente, pelo conselho. "Caso seja uma punição severa, como perda de mandato, o que eu não acredito que aconteça, isso será levado para o plenário".
Leia mais:
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica
Além das duas parlamentares, outros dois vereadores podem sofrer punições em representações que estão sob análise do conselho. Odilon Volkmann (PSDB) é investigado de irregularidades com uso do cartão qualidade da prefeitura de Curitiba. Outro vereador é Algaci Tulio (PMDB) é acusado de ficar com parte dos salários de funcionários do gabinete.
Nestes dois casos, Garcez acredita que a resolução saia ainda em 2012, mas não há certeza. "Espero que saia até o final do ano, mas isso não depende de mim, porque os processos estão nas mãos dos relatores", explica.