Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Do Executivo

Câmara aprova alteração nos fundos da Caapsml

Edson Ferreira - Folha de Londrina
23 mar 2016 às 09:40

Compartilhar notícia

- Devanir Parra/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Câmara de Vereadores aprovou o projeto da Prefeitura de Londrina para alterar a composição dos fundos da Caixa de Assistência, Aposentadorias e Pensões dos Servidores Municipais (Caapsml). Em sessão que teve suspensão de quase 4 horas, as discussões e emendas apresentadas foram pautadas pelo parecer do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), solicitado pelo Executivo há mais de um ano e meio e apresentado logo no começo da pauta do dia.

O parecer é favorável à proposta de segregação da massa de servidores municipais, conforme está previsto na lei aprovada. Contudo, ressaltou que a medida não é suficiente para estancar a defasagem de recursos na Caapsml, a longo prazo. Conforme o documento, assinado pelo secretário nacional de Políticas de Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca, a eficiência da migração de cerca de 600 servidores do fundo Financeiro (deficitário) para o Previdenciário (superavitário) depende de outras medidas, como o aumento da alíquota da contribuição patronal para 17% (já aprovada), adoção de alíquota suplementar de 5% para a folha da educação, doação do estádio da Vila Santa Terezinha para a Caapsml e redução da taxa de administração paga pela prefeitura à Caapsml de 5,6% para 2,5%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Membros do Executivo e diretores do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv) acompanharam a sessão. O procurador-geral do município, Paulo César Valle, disse que o documento do MTPS corrobora o entendimento da prefeitura. "O ministério fez as ressalvas que nós mesmos já havíamos apresentado na consulta." Justifica o município que sem a mudança, seriam necessários aportes já a partir do ano que vem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


O Comissão de Justiça apresentou a subemenda prevendo que a lei aprovada ontem deveria entrar em vigor apenas depois que todas os apontamentos feitos pelo MTPS fossem contemplados em lei futura. Porém, a subemenda foi rejeitada pelo plenário, depois que a administração se comprometeu, em emenda ao projeto, apresentar os projetos complementares em até 90 dias.

Também foi aprovada emenda das vereadoras Elza Correia (PMDB) e Lenir de Assis (PT), com apoio de Sandra Graça (PRB), Amauri Cardoso (PSDB), Péricles Deliberador (PSC) e Tio Douglas (PTB), determinando a criação de uma comissão específica para o estudo e acompanhamento da previdência municipal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo