Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Eleições municipais

Conheça as facilidades do aplicativo E-título

Redação Bonde
23 out 2020 às 09:43
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar de todas as medidas de segurança que vêm sendo adotadas, ainda há algum risco de contaminação durante a votação nas eleições de 2020. Em virtude disso, a Justiça Eleitoral lançou um aplicativo para celular - chamado E-título - que permite a realização de diversos serviços virtualmente e, em algumas hipóteses, substitui o documento original.


O aplicativo já foi baixado por mais de 10 milhões de pessoas e conta com vários serviços que facilitam o dia da votação. Além de não precisar justificar a ausência às urnas presencialmente, ele permite emitir certificados oficiais, consultar o local de votação, checar pendências de documentos, se cadastrar para mesário ou voluntário, além de sanar possíveis dúvidas dos eleitores na área de "perguntas frequentes”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ferramenta viabiliza tirar a certidão de quitação eleitoral e a certidão de "Nada Consta" criminal eleitoral – tudo sem fazer o usuário se dirigir a algum posto e, com isso, se expor sem necessidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília

Imagem de destaque
CPI das Apostas

'Se não tiver prova, Textor será banido do futebol brasileiro', diz senador Jorge Kajuru

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Empresa especializada

Não há evidências de manipulação no Brasileiro de 2023, diz Sportradar


Leia no Bonde: Eleitor não será obrigado a portar o título para votação

Publicidade


A Justiça Eleitoral recomenda que todos baixem o app. Ele poderá ser usado como documento oficial para apresentação na sessão eleitoral. Para baixá-lo, é só inserir CPF, data de nascimento e filiação. O sistema localiza o título e o cidadão recebe uma senha de acesso.


Medidas de biossegurança

Publicidade


Para evitar movimentação no dia e respeitar o distanciamento, os locais estarão preparados para tornar o processo seguro. O presidente do TSE, Luiz Roberto Barroso, afirma ter consultado especialistas para determinar as recomendações.


Os mesários passaram por treinamentos para seguir protocolos e conduzir os eleitores para o registro do voto. As máscaras continuam obrigatórias para todos; o uso do álcool em gel acontecerá entre uma ação e outra, toda vez que for preciso contato com objetos da sala, como caneta, caderno de registro e urna; as filas serão organizadas para que a distância entre uma pessoa e outra seja cumprida; a biometria estará suspensa e não haverá contato direto com o mesário.

Publicidade


O cidadão poderá mostrar seu documento ou o celular com o E-título à distância.


É o caso de Beatriz Maria (26), designer e eleitora da Zona Sul paulista. Ela já instalou o aplicativo e conta a experiência: "Foi muito rápido. Em menos de quatro minutos já preenchi com meus dados e recebi a senha. Achei o sistema moderno e acredito
que seja bom para a população”.

Maria não poderá registrar seu voto neste ano, pois estará fora da cidade. "Eu vou justificar minha ausência pelo meu celular Xiaomi, sem precisar me locomover. O app facilita tudo”, afirma a designer.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade