Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

CPI das obras inacabadas chega a Curitiba

Redação - Folha do Paraná
07 ago 2001 às 18:07

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os deputados federais que fazem parte da CPI das Obras Inacabadas estão desde o início desta semana na região Sul do País e chegam na quinta-feira a Curitiba onde irão realizar uma série de audiências. Eles vão ocupar o plenarinho da Assembléia Legislativa e ouvir os depoimentos de diversos secretários de Estado.

Entre os convidados para depor estão a secretária de Estado da Educação, Alcyone Saliba; o secretário da Segurança Pública, José Tavares; o secretário de Saúde, Armando Raggio; o de Obras Públicas, Augusto Canto Neto e o do Meio Ambiente, José Andreguetto. "Convocamos muitas pessoas para depor, mas por precaução. Queremos uma relação de todas as obras do Estado que estão em andamento ou que foram paralisadas e que necessitaram de recursos do governo federal", afirmou o deputado federal Damião Feliciano (PMDB-PB), presidente da comissão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre as obras em suspeição no Paraná, ele destacou a construção da sede do Banco Central em Curitiba, a duplicação da BR-116 e a finalização do Contorno Leste. Para falar sobre estes assuntos, foram chamados o chefe do Distrito do Departamento Nacional de Estradas de Rodagens (DNER), João Alberto Sautchuck e o diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), Paulinho Dalmaz. "Não afirmamos ainda que houve desvio de recursos federais. Mas existem indícios que terão que ser investigados a fundo. Vamos avaliar. Em casos de irregularidades vão cobrar soluções e encaminhar provas para o Ministério Público Federal", argumentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


Nos dias 6 e 7, a CPI esteve em Florianópolis, onde constatou irregularidades na aplicação de recursos na Penitenciária São Pedro Alcântara, Via Expressa Sul (que liga o aeroporto ao centro de Florianópolis) e no Porto de Laguna (que estaria com as obras completamente paradas).

Publicidade


No Rio Grande do Sul, onde os deputados chegaram no início da tarde de ontem, a maior preocupação é com relação à BR-386, ainda em construção. "Temos coisas graves em vários estados brasileiros. Mas me parece que no Sul, as mais graves estejam concentradas no Paraná", avaliou o deputado federal Augusto Nardes (PPB-RS), integrante da CPI.


Em todo o País, foram elencadas duas mil obras inacabadas num total de R$ 15 bilhões. "São estradas, escolas, penitenciárias. Obras de importância e que foram esquecidas pelos governantes", salientou Nardes. Na sexta-feira, os deputados federais retornam para Brasília. Nos próximos dias, eles prometem visitar as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.


TC - Nesta quarta-feira (8), às 14 horas, na presidência do Tribunal de Contas, será divulgado relatório final da Comissão de Obras Inacabadas, que durante seis meses percorreu o Estado para definir um inventário de obras não concluídas.

O presidente do TC, Rafael Iatauro, vai apresentar o número de obras, onde se localizam, o que são, municípios onde existe o maior número de obras e fará uma série de recomendações aos responsáveis durante entrevista coletiva. Será feita uma projeção com aberrações encontradas pela Comissão e analisada também a questão do Fórum de Curitiba.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo