Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pode surgir um terceiro nome?

Entrada de Moro aumenta disputa pela vaga do Paraná no Senado

José Marcos Lopes - Especial para a FOLHA
16 jul 2022 às 17:01

Compartilhar notícia

- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A entrada do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) na corrida pela única vaga no Senado nas eleições deste ano deverá abrir a disputa e poderá favorecer o surgimento de um terceiro nome. As pesquisas mostram uma disputa direta com Alvaro Dias (Podemos), que deverá tentar a reeleição, e uma divisão entre os votos da direita, o que poderia levar ao crescimento de um candidato de oposição ao governador Ratinho Júnior (PSD) e ao presidente Jair Bolsonaro (PL).


Pesquisa do Instituto Real Time Big Data de 27 de junho mostrou Moro com 30%. das intenções de voto, seguido por Alvaro Dias, com 23%. Sem Moro, de acordo com o levantamento, Alvaro venceria com 35% dos votos. Outra pesquisa, feita pelo Ipespe e divulgada no dia 7 deste mês, mostrou o inverso: Alvaro na liderança, com 31%, e Moro em segundo, com 24%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além deles, pelo menos outros dez pré-candidatos já mostraram interesse em concorrer ao Senado. Um deles é o deputado estadual Guto Silva (PP), cotado para ter o apoio de Ratinho Júnior. O ex-secretário da Casa Civil no governo de Ratinho disse lamentar a forma como Moro voltou ao Paraná. O ex-juiz chegou a anunciar que se candidataria por São Paulo, mas em junho a justiça negou a transferência de seu título eleitoral para o estado vizinho.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


“A entrada de uma nova candidatura é importante para ampliar o debate sobre o que o paranaense precisa. Só lamento o Paraná ser uma segunda opção dele”, afirmou Guto Silva em relação à intenção de Moro de disputar o Senado. “O Paraná precisa ser tratado como plano principal e não secundário. O paranaense em primeiro lugar”.

Publicidade


O deputado espera ter sua candidatura homologada na convenção estadual do PP, no próximo dia 23, em Londrina. “Sinto uma resposta muito positiva da população e dos prefeitos com que converso. Não podemos discutir apenas projetos e pautas pessoais como se fossem da população. Precisamos debater saúde, segurança, educação, desenvolvimento social, emprego, entre tantos outros temas”.


A linha de criticar Moro por sua tentativa de se candidatar por São Paulo também foi adotada pelo deputado federal Paulo Martins (PL), que espera contar com o apoio de Bolsonaro para sua candidatura a senador. Em sua conta no Twitter, Martins publicou que não está atrás de um “prêmio de consolação”. “Representar o Paraná não será prêmio de consolação para quem escolheu e não conseguiu representar São Paulo”, acatou o deputado. “Vai ser ótimo debater com o cara que traiu o presidente que lhe confiou o Ministério da Justiça”


Para a oposição a Ratinho e a Bolsonaro, a entrada de Moro na corrida poderá abrir a brecha para uma terceira candidatura. Pelas contas da esquerda, os votos da direita poderão ficar distribuídos entre Alvaro Dias, Sergio Moro, Paulo Martins e Aline Sleutjes (Pros), o que abriria espaço para um candidato da oposição correr por fora e chegar em primeiro com cerca de 30% dos votos.


LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA FOLHA DE LONDRINA.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo