Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Grampos: Sargento que denunciou HSBC foi exonerado

Redação - Folha do Paraná
29 mai 2001 às 16:58

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Comando do Policiamento da Capital (Copom) abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) no ano passado para investigar desvio de conduta do sargento da PM, Jorge Luis Martins. O estatuto da PM proíbe que policiais em serviço sejam contratados pela iniciativa privada. O IPM 088/2000 foi encerrado em janeiro desse ano com a solicitação de exoneração do policial.

O sargento está recorrendo da decisão ao governador do Estado. Ele diz que foi contratado pelo banco por determinação do comando da polícia. Segundo o advogado do sargento, Maurício Mota Canto, o militar teria agido "sob ordens expressas do comando". O advogado afirma ter certeza que ele conseguirá reverter a exoneração.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Diante das acusações, o sargento relatou todas as ações do centro de inteligência do HSBC no IPM. Cópia desse material foi repassado ao Sindicato dos Bancários que decidiu abrir um processo civil contra o banco. O Sindicato também informou o Banco Central sobre as possíveis atividades ilícitas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


Diante da gravidade das denúncias, os deputados da CPI da Telefonia decidiram convocar todos os citados no IPM e no processo movido pelo Sindicato dos Bancários nas próximas semanas. Para a reunião da próxima quinta-feira serão convocados a depor o chefe da casa militar, coronel Luiz Antonio Borges Vieira, e o secretário especial da chefia do gabinete do governador, Gerson Guelman.

Publicidade


Na outra semana serão convocados o sargento exonerado da PM e diretores da empresa CIE, que prestavam serviços ao HSBC.


A Comissão também possui cópias de Recibos de Pagamentos de Autônomos (RPA) do HSBC a delegados da polícia civil, policiais militares e federais. Os deputados querem explicações do banco sobre o motivo desses pagamentos e se eles não ferem os estatutos policiais.

Leia mais sobre a CPI dos Grampos na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quarta-feira


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo