Roberto Requião (PMDB) e Alvaro Dias (PDT) estão tecnicamente empatados na disputa pelo governo do Paraná, mostra a primeira pesquisa Ibope encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), no segundo turno. O levantamento, divulgado no início da noite desta terça-feira pela TV Paranaense, afiliada da Rede Globo no Estado, mostra Alvaro líder das intenções de voto no primeiro turno com 44%, e Requião com 43%.
A margem de erro da pesquisa Ibope é de 2,3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram ouvidas 1.750 pessoas entre os dias 11 e 13 deste mês. Alvaro e Requião foram empurrados para o segundo turno com uma diferença pequena de votos. O pedetista obteve 1.615.954 votos (31,4%), enquanto o candidato do PMDB conquistou 1.347.289 votos, o equivalente a 26,2%.
Considerando apenas os votos válidos, na pesquisa Ibope Alvaro tem 50%, e Requião idem. O índice de rejeição também é semelhante. O peemedebista obteve 30%, e Alvaro 29%.
Leia mais:
Novo Código de Obras é debatido em audiência pública na Câmara
Deputados federais de Londrina não assinam PEC e questionam fim da escala 6x1 para trabalhadores
PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro
PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Hilton
Alvaro Dias disse estar ''satisfeito'' com a sondagem. Na avaliação dele, o empate se deve ao ''efeito PT'', já que Requião conseguiu atrair o apoio formal dos petistas. Ele espera que o próximo levantamento revele os apoios, de vários partidos, costurados recentemente. De acordo com o Ibope, 5% são votos brancos ou nulos, e 8% não opinaram.
Antes mesmo da divulgação do resultado, Requião atacou a sondagem feita pelo Ibope, a exemplo do que já fez no primeiro turno. O peemedebista disse a jornalistas, no início da tarde, que o resultado da pesquisa estaria sendo negociado, ''por dois milhões de reais''.
''Tivemos informações internas de um comitê que estão negociando o resultado'', declarou. O senador vê fundamento na acusação porque ''a pesquisa já deveria ter saído''. Requião pretende articular no Congresso uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar institutos de pesquisa. À noite, Requião manteve a denúncia. ''Depois dessa denúncia não tiveram coragem de nos jogar para baixo'', disse, logo após a divulgação do resultado.
A reportagem da Folha solicitou uma entrevista com a direção do Ibope, mas foi informada, pela assessoria de imprensa do instituto, que ontem isso não seria possível. A Folha pediu a entrevista por telefone e por e-mail. O Ibope deve responder hoje às acusações de Requião. Alvaro preferiu não comentar os ataques do adversário ao instituto.
>>>Compare todos os números desta e de outras pesquisas eleitorais