Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Discussão na Câmara

Janene critica Kireeff por criação de cargos e é repreendido por colega

Guilherme Batista - Redação Bonde
02 jun 2015 às 17:05

Compartilhar notícia

- Devanir Parra/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A criação de cargos por parte da administração do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) foi criticada pelo vereador Jamil Janene (PP) durante o grande expediente da sessão desta terça-feira (2) da Câmara Municipal de Londrina. O pepista acusou o chefe do Executivo de enviar ao Legislativo um projeto de lei que prevê a criação de "seis cargos políticos". "Não podemos permitir que isso aconteça", destacou.

A vereadora Elza Correia (PMDB) repreendeu Janene e disse que o projeto não cria funções políticas, mas cargos para as recém-criadas Ouvidoria Geral da Prefeitura de Londrina e Coordenadoria de Direitos Humanos. "Na realidade, a proposta prevê a criação de apenas três postos. Os outros necessários já existem", corrigiu a parlamentar.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo informações do Núcleo de Comunicação da prefeitura, os dois novos órgãos serão vinculados à chefia de gabinete de Kireeff, mas atenderão interesses de toda a sociedade. A assessoria garantiu, também, que os membros da ouvidoria e da coordenadoria não serão escolhidos pelo prefeito, mas mediante consulta pública. Ainda segundo o núcleo, a criação dos dois órgãos atende a reivindicações de movimentos ligados aos direitos humanos. As demandas foram discutidas pelos conselhos representativos em audiências públicas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


Composição

Publicidade


A Coordenadoria de Direitos Humanos vai contar com cinco membros, entre servidores da prefeitura e representantes da sociedade civil organizada, sendo um cargo de chefia que será ocupado pelo coordenador-geral de direitos humanos e quatro de assessores que trabalharão para a promoção dos direitos da juventude e das crianças e do adolescente, da pessoa com deficiência, dos direitos LGBT e da igualdade racial.


Já para a Ouvidoria-Geral do Município, será criado um cargo de chefia, denominado ouvidor-geral, que será responsável pela centralização do serviço no Município. Ele coordenará os trabalhos já realizados pelas secretarias de Saúde, de Educação, de Defesa Social e de Recursos Humanos, além das demandas referentes às demais secretariais.

Publicidade


Discussão


O vereador Roberto Fu também participou da discussão sobre a criação de novos cargos para a prefeitura. Ele elogiou o fato de o Executivo ter reestruturado a Procuradoria Jurídica e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), mas, em contrapartida, pediu para que o município contrate mais funcionários à Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). "Ao lado da CMTU, é o órgão público com mais demandas na cidade", argumentou.

A vereadora Sandra Graça (Solidariedade) acredita que o Executivo vai resolver o problema da Sema após finalizar a contratação de novos servidores para as secretarias de Saúde e da Educação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo