O deputado Jilmar Tatto (SP) foi escolhido nesta terça-feira (7) líder do PT na Câmara dos Deputados. Ele substitui o deputado Paulo Teixeira (SP). Jilmar Tatto e o seu colega de partido, José Guimarães (CE), postulavam liderança do partido este ano, mas acordo fechado entre os petistas permitiu a indicação de Tatto. José Guimarães (CE) vai liderar a bancada no ano que vem.
Guimarães, que é vice-líder do governo, recuou de disputar a liderança em nome da unidade do partido. "O mais importante para mim, neste momento, era não deixar que o mais sagrado entre nós, a unidade interna, se esfarelasse, como diriam lá no meu Ceará".
O novo líder do PT ocupava a vice-liderança da bancada. Tatto está em seu segundo mandato como deputado federal. Exerceu o mandato de deputado estadual em São Paulo e foi presidente municipal do PT na capital paulista. "Aqui na Câmara, existe uma agenda do PT, que tem a ver com a vida de cada um – uma agenda social, uma agenda política, em que o PT vai mostrar a cara. E tem uma agenda de governo. A presidenta Dilma Rousseff não precisa se preocupar, pois nós estamos juntos neste projeto de mudanças de país", disse.
Leia mais:
Novo Código de Obras é debatido em audiência pública na Câmara
Deputados federais de Londrina não assinam PEC e questionam fim da escala 6x1 para trabalhadores
PEC 6x1 ainda não foi debatida no núcleo do governo, afirma ministro
PEC que propõe fim da escala de trabalho 6x1 alcança número necessário de assinaturas, diz Hilton
A bancada do PPS reconduziu hoje, por unanimidade, o deputado Rubens Bueno (PR) ao cargo de líder do partido. É o segundo ano consecutivo que Bueno comanda a bancada do PPS. O parlamentar está em seu terceiro mandato como deputado federal e é um dos principais críticos do governo.