Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por sorteio

Justiça Eleitoral promove auditoria de urnas eletrônicas em Londrina

Douglas Kuspiosz - Grupo Folha
02 out 2024 às 14:56

Compartilhar notícia

- Douglas Kuspiosz/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Fórum Eleitoral de Londrina realizou, nesta quarta-feira (2), a auditoria das urnas eletrônicas das quatro ZEs (Zonas Eleitorais) do município. Mesmo sendo aberta ao público, nenhum candidato a prefeito e vereador ou representante partidário foi à solenidade. Por outro lado, imprensa, membros do MPE (Ministério Público Eleitoral) e servidores da Justiça Eleitoral participaram do evento.


Foram escolhidas urnas por sorteio para a auditoria que atesta, além da ausência de votos antes da eleição, o funcionamento das ferramentas de acessibilidade - como teclado de Braille e holograma de Libras, por exemplo. Londrina terá mais de 1,2 mil urnas disponíveis para o pleito de domingo, somando as do modelo de 2022 e de 2020. Todas são consideradas “novas”, pois até a eleição de 2022 o município utilizava o modelo de 2013. O transporte para as escolas ocorrerá entre sexta (4) e sábado (5).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Para nós é muito importante e faz parte de uma das metas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), que é levar para a população a qualidade do processo. É uma meta de levar à população a segurança da urna”, afirma o juiz Mauro Ticianelli, responsável pela 157ª ZE.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


O magistrado lembra que a zerésima comprova que os candidatos estão na urna e que não há nenhum voto computado. “E, ao final do domingo, às 17h, vamos emitir outro certificado, dizendo quantos eleitores votaram naquela seção”, acrescenta Ticianelli. “É muito simples, a segurança da urna está na simplicidade dela.”


CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Justiça Eleitoral realiza auditoria de urnas em Londrina
Durante a solenidade, foi emitida a zerésima das urnas sorteadas, mostrando que não há votos registrados antes do pleito
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo