Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Liminar

Justiça impede aumento de vereadores em Francisco Beltrão

Redação Bonde
05 dez 2011 às 19:05

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Justiça proibiu o aumento do número de vereadores da Câmara Municipal de Francisco Beltrão. A Casa Legislativa buscava elevar o quadro de parlamentares de 10 para 15. A determinação judicial, em caráter liminar, atende ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná, através da Promotoria de Justiça de Francisco Beltrão, e foi deferida pelo Juízo da 1ª Vara Cível.

O MP sustenta que a fixação do número de cadeiras da Câmara somente poderia ser feita por meio de alteração na Lei Orgânica do Município e não por simples Resolução, como ocorreu.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Irregularidades - A promotoria narra na ação que, em 4 de outubro desse ano, fundamentando-se na nova redação do art.10 da Lei Orgânica de Francisco Beltrão e contrariando prévia manifestação administrativa do Ministério Público, o Poder Legislativo local promulgou a Resolução n.º 001/2011, que viabiliza aumento de 50% no número de parlamentares. A alteração da Lei Orgânica apenas deu nova redação ao art. 10, repetindo diretrizes consagradas na Constituição Federal, sem, contudo, delimitar o número exato de vereadores que deveria compor a Câmara Legislativa, o que foi feito por meio da resolução, o que seria inconstitucional – entendimento acatado também pela Justiça.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


No mérito da ação, o Ministério Público também cobra que a Câmara de Francisco Beltrão fixe o número adequado de vereadores através de emenda à Lei Orgânica.

Solução administrativa - Antes de propor a ação, a Promotoria já havia alertado a Câmara sobre a inadequação da forma com que se pretendia fazer a alteração do número de vereadores. O promotor de Justiça Eduardo Alfredo de Melo Simões Monteiro esclareceu que a Câmara tinha competência para adequar o número de parlamentares, mas que a forma como escolheu fazê-lo era inconstitucional. O MP-PR também sugeriu que os vereadores ampliassem o debate junto à sociedade, para que a decisão sobre o número de vereadores fosse tomada de forma ainda mais democrática. Como a Câmara não aceitou as recomendações, o agente do Ministério Público ingressou com a ação judicial.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo