Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ele falhou

Lula critica Obama e sua política para a América Latina

BBC Brasil
28 dez 2010 às 10:03

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda-feira (27) o posicionamento dos Estados Unidos em relação à América Latina e disse que o líder americano, Barack Obama, falhou ao lidar com a região.

"Me parece que os americanos não têm uma visão mais otimista para a América Latina, porque sempre houve uma relação de ‘império’ com os países pobres", afirmou Lula durante uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Essa visão precisava mudar. Falei para o Obama: é preciso que vocês mudem o olhar para a América Latina. Nós estamos consolidando o maior processo de democracia existente no planeta."

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


O presidente afirmou ver "com tristeza" o fato de que, em sua opinião, a visão americana para a região não mudou em nada.

Publicidade


Lula disse ainda que espera que Obama visite o Brasil em 2011, criticando o fato de os EUA sempre enviarem diplomatas menos graduados para lidar com questões envolvendo a América Latina.


"O problema é que nos Estados Unidos, eles costumam terceirizar a política externa. É o subsecretário disso, é o ‘sub’ daquilo, é assim. Eu espero que ele (Obama) venha ao Brasil este ano."

Publicidade


2014


O presidente também afirmou não deve se candidatar à reeleição.

Publicidade


"Em 2014, trabalho com a ideia fixa de que a nossa companheira Dilma será outra vez candidata à presidente. É justo e é legítimo que quem está no exercício do mandato e está fazendo um bom governo continue governando."


Lula disse ainda que vai decidir até sexta-feira sobre a possível a extradição para a Itália do ex-ativista de esquerda Cesare Battisti.


Em um balanço de seus oito anos de governo, Lula disse ainda que o pior momento foi o acidente com o avião da TAM, sem São Paulo, em julho de 2007.

"Se vocês analisarem bem, nós fomos condenados à forca e à prisão perpétua em 24 horas. Jogaram nas costas do governo, com uma facilidade enorme, a culpa pelo acidente."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo