Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Discussão

Lula critica série da Netflix sobre a Operação Lava Jato

Agência Estado
03 abr 2018 às 06:59
- Ricardo Stuckert
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, na noite de segunda-feira (2), que deseja ver o mérito de seu processo sobre o triplex do Guarujá (SP) julgado, para que a "verdade" a seu respeito seja restabelecida. O petista afirmou ainda que a TV Globo fez um acordo com a Netflix para a produção da série "O Mecanismo", sobre a Operação Lava Jato. As declarações foram dadas em discurso em ato público no Rio em sua defesa - o último antes do julgamento do habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), na quarta-feira, que pode livrá-lo da prisão.

"Eu não estou aqui pelo direito de ser candidato. O que eu quero é que eles parem de mentir a meu respeito, devolvam a minha inocência. Eu quero é que eles votem o mérito do meu processo. Não estou acima da lei, tenho que ser tratado como qualquer cidadão. Quero é que digam a verdade a meu respeito", afirmou Lula.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O ex-presidente criticou "O Mecanismo", do diretor José Padilha, pelo fato de a série ter colocado o personagem inspirado nele falando a frase "é preciso estancar a sangria" - originalmente dita pelo senador Romero Jucá (MDB-RR) e captada em grampo autorizado pela Justiça.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília

Imagem de destaque
CPI das Apostas

'Se não tiver prova, Textor será banido do futebol brasileiro', diz senador Jorge Kajuru

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Empresa especializada

Não há evidências de manipulação no Brasileiro de 2023, diz Sportradar


"A TV Globo, embora seja o canal de maior audiência, não tem mais a mesma credibilidade. Agora eles fizeram um acordo com a Netflix, de contar uma mentira que a Globo não teve coragem de contar. Colocaram na minha boca o que o Jucá falou, colocaram o (doleiro Alberto) Youssef no comitê de campanha da (ex-presidente) Dilma (Rousseff), e outros que tais." A série é "livremente inspirada" na Lava Jato, segundo Padilha, e por isso não segue à risca os fatos reais da operação.


Do ato desta segunda-feira, no Circo Voador, na Lapa, participam o compositor Chico Buarque (que não discursou), a presidenciável Manuela D'Ávila (PCdoB) e parlamentares de PT, PSOL, PSB, PDT, PCO e PCdoB. O ato foi batizado como "Em defesa da democracia - Justiça para Marielle", em alusão à vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada no dia 14 na região central do Rio. Com capacidade para cerca de duas mil pessoas, a casa de espetáculos ficou lotada por apoiadores do ex-presidente.

Lula foi condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região a 12 anos e um mês de prisão em janeiro deste ano, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá. A decisão ratificou a sentença proferida pelo juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba em julho do ano passado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade