Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segundo protesto do dia

Manifestantes pedem impeachment de Bolsonaro no Calçadão

Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
23 jan 2021 às 17:51
- Isaac Sitta Fontana
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Cerca de cem pessoas participaram no Calçadão de Londrina de manifestação popular pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na tarde deste sábado (23). O protesto, organizado pela ação antifascista e movimentos autônomos de Londrina, considera que a situação do Brasil está insustentável ante a política do governo no combate à pandemia do novo coronavirus e à situação financeira dos trabalhadores.

Com cartazes e palavras de ordem, a pauta dos manifestantes também trazia um viés progressista, defendendo o respeito aos direitos civis das minorias e contra a repressão das forças de segurança.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Temos um governo genocida que, com sua estratégia de ‘imunidade de rebanho’, entre muitas aspas, tentou fazer com que o vírus se propagasse com maior velocidade possível pelo Brasil, provocando mais de 200 mil mortes, que ainda são subnotificadas”, justifica um dos manifestantes, que não forneceu o nome. "E a situação da nossa classe, dos trabalhadores, está muito difícil. O salário mínimo não dá para o mês, nas compras no mercado, a gente vê que a inflação está galopante, acabou o auxílio emergencial. Vivemos o ápice da crise e precisamos sair para a rua agora, mesmo diante do risco que estamos correndo na pandemia, porque é urgente”, justificou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Internet

Ataque de Musk a Moraes gera reação do STF e cobrança no Congresso por regulação de redes

Imagem de destaque
Eleições municipais de 2024

De olho na Câmara de Londrina, secretários municipais pedem exoneração

Imagem de destaque
Dança das ideologias

Janela partidária escancara força da direita na Câmara de Londrina

Imagem de destaque
Será retomado nesta terça

Desembargador pede vista e suspende julgamento de Sergio Moro nesta segunda


O manifestante admite que, em um eventual impeachment de Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) deve manter uma linha semelhante ao do atual presidente. "Mas, pelo menos, ele [Mourão] sabe conversar”, disse.

Publicidade


Ele também ressaltou que há movimentações entre partidos mais à direita no espectro político pelo impedimento do presidente, algo pretendido, até então, por partidos e pessoas vistas como progressistas ou de esquerda.


Esta foi a segunda manifestação pedido a saída de Bolsonaro no mesmo dia em Londrina. Pela manhã, uma carreata organizada pela Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, com apoio da Central Única dos Trabalhadores, percorreu ruas e avenidas com faixas, bandeiras e cartazes pelo afastamento do presidente e pedindo vacinação contra a Covid-19 para toda a população.


Os manifestantes da tarde afirmam que convocaram o protesto antes e não foram procurados pelos responsáveis pela carreata.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade