Com o objetivo de racionalizar o consumo de água, o deputado Rasca Rodrigues (PV) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei para obrigar que novos condomínios no Paraná tenham hidrômetros (registros de água) individualizados. Segundo ele, a medida pode gerar redução de até 40% no consumo de água de cada morador – e, consequentemente, na conta.
"Quem mora em condomínio sabe que o fato de haver uma conta única, em que todos os condôminos rateiam, não há incentivo à economia de água. A partir do momento em que cada morador tem o seu registro individual, ele passa a controlar o gasto diretamente e se preocupa com a redução do consumo", explicou o deputado. "Hoje quem faz o consumo consciente paga pelo excesso de outros moradores. A conta é injusta", completou.
As edificações antigas, ou que já tenham alvará de construção concedido, não entram na proposta. No entanto, quando houver viabilidade técnica, os moradores poderão acionar o serviço de abastecimento de água para realizar a instalação. Geralmente, as concessionárias cobram uma taxa pelo serviço, que, em médio prazo, é superada pela diminuição dos gastos.
Leia mais:
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica
Outra medida de conscientização do consumo de água que o projeto prevê é a divulgação, por meio das contas impressas mensais dos usuários, dos benefícios da instalação dos hidrômetros individuais. "Estamos num momento de profundo debate da falta de segurança hídrica em vários estados do país e o Paraná não pode ser alheio. O hidrômetro individual é uma pequena medida, mas que pode colaborar no uso racional dos recursos hídricos", disse Rasca.
O projeto passará pelas comissões técnicas relacionadas ao assunto e, se aprovado, vai a Plenário.
(com informações da Assembleia Legislativa do Paraná)