Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
CPMI do Banestado

MP moverá ação contra Gustavo Franco, diz procurador

Redação - Folha de Londrina
30 jul 2003 às 17:05

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O procurador da República Luiz Francisco de Souza, disse nesta quarta-feira, em depoimento à CPI do Banestado (Banco do Estado do Paraná), que em 45 dias o Ministério Público vai entrar com uma ação contra Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, acusado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) de autorizar bancos em Foz do Iguaçu a fazer remessas de dinheiro para o exterior pelas contas CC-5.

A CPI do Banestado investiga as contas CC-5, que até o ano passado eram utilizadas por laranjas para remeter dólares ao Paraguai, e de lá para paraísos fiscais, onde também eram recebidos por outros laranjas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Ficou provado que Gustavo Franco lesou o erário público, praticou atos de improbidade administrativa e foi o responsável pela evasão de divisas", disse o procurador da República.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


Segundo Souza, o ex-presidente do BC será responsabilizado "por todos os atos ilícitos e espúrios que cometeu". Ele ainda acusa Franco de haver "aberto um portal para a corrupção" quando criou as contas CC-5.

Publicidade


O procurador afirmou também que não é possível calcular o dinheiro que saiu ilegalmente do país pelas contas CC-5 sob possível autorização de Gustavo Franco, já que o assunto está sendo investigado pelo TCU.


A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) solicitou à secretaria da CPI que um delegado, um perito e promotores, fossem enviados a Nova York para que as investigações sejam reiniciadas imediatamente.

Informações da Folha Online


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo