Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
CPMI do Banestado

MP moverá ação contra Gustavo Franco, diz procurador

Redação - Folha de Londrina
30 jul 2003 às 17:05
Continua depois da publicidade

O procurador da República Luiz Francisco de Souza, disse nesta quarta-feira, em depoimento à CPI do Banestado (Banco do Estado do Paraná), que em 45 dias o Ministério Público vai entrar com uma ação contra Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, acusado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) de autorizar bancos em Foz do Iguaçu a fazer remessas de dinheiro para o exterior pelas contas CC-5.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A CPI do Banestado investiga as contas CC-5, que até o ano passado eram utilizadas por laranjas para remeter dólares ao Paraguai, e de lá para paraísos fiscais, onde também eram recebidos por outros laranjas.

Continua depois da publicidade


"Ficou provado que Gustavo Franco lesou o erário público, praticou atos de improbidade administrativa e foi o responsável pela evasão de divisas", disse o procurador da República.


Segundo Souza, o ex-presidente do BC será responsabilizado "por todos os atos ilícitos e espúrios que cometeu". Ele ainda acusa Franco de haver "aberto um portal para a corrupção" quando criou as contas CC-5.


O procurador afirmou também que não é possível calcular o dinheiro que saiu ilegalmente do país pelas contas CC-5 sob possível autorização de Gustavo Franco, já que o assunto está sendo investigado pelo TCU.

Continua depois da publicidade


A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) solicitou à secretaria da CPI que um delegado, um perito e promotores, fossem enviados a Nova York para que as investigações sejam reiniciadas imediatamente.

Informações da Folha Online


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade