Deputados de oposição e da bancada do PSDB tentam hoje chegar a um acordo sobre o número de integrantes das eventuais CPIs do Pedágio e dos Jogos Mundiais da Natureza. Os parlamentares vão se reunir depois da sessão ordinária para discutir como vão ser apresentados os requerimentos para tentar instalar as duas comissões.
A bancada do PSDB, que é aliada do governo do Estado, defende que as CPIs tenham 11 deputados, mas o PMDB quer sete. O líder da bancada de oposição, deputado Orlando Pessuti (PMDB), confia num entendimento. "Temos visto a manifestação do sendor Osmar Dias (PSDB) para assinar as propostas de CPI feita pela oposição", disse. Para instalar uma CPI na Casa são necessárias 18 assinaturas. A do Pedágio tem 17 e dos Jogos da Natureza tem 16. Os cinco deputados da bancada do PSDB são encarados nesse embate como o fiel da balança.
Pessuti garantiu estar disposto a ouvir os tucanos sobre os ítens que vão ser investigados. No entanto, antecipou que não abre mão do número de integrantes. Ele disse que quer equilibrar a atuação dos membros das CPIs. "Com sete deputados, temos mais chances de argumentar, de convencer um deputado governista a fazer uma investigação importante, mas com 11 deputados, podem ficar apenas três da oposição e oito governistas", comentou o peemedebista.
Leia mais:
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica
O deputado Neivo Beraldin (PSDB) acredita que não vai ser o número de deputados que vai garantir o sucesso de uma comissão. "A CPI tem o mesmo efeito, seja com sete ou onze integrantes", comparou. "O que funciona mesmo são a divulgação dos fatos e o acompanhamento do Ministério Público."
Apesar da divergência, Beraldin também se declara otimista em relação ao resultado do encontro de hoje. "Com certeza vamos chegar a um acordo. É uma questão de unir as bancadas, até porque essa união de PMDB e PSDB vem sendo partilhada no Congresso Nacional. O próprio senador Osmar vem defendendo essa bandeira", disse.
Beraldin prevê que se o número de assinaturas for alcançado, as duas CPIs só devem ser instaladas a partir do próximo ano. O regime interno da Assembléia permite que cinco comissões trabalhem ao mesmo tempo. Atualmente estão em andamento as CPIs do crime organizado, combustíveis, supermercados, medicamentos e roubo de cargas.