Os deputados que fazem oposição ao governador Jaime Lerner (PFL) na Assembléia Legislativa vão tentar aproveitar o descontentamento da maioria dos deputados governistas com os novos secretários de Estado para emplacar a instalação de duas CPIs. A primeira, para investigar a realização dos Jogos Mundiais da Natureza e, a outra, a implantação do pedágio nas rodovias paranaenses. Além disso, todos os requerimentos com pedidos de informações que contrariam interesses do governo, e que não foram aprovados em plenário nos últimos seis meses, prometem os oposicionistas, serão reapresentados.
"Entre nós está valendo o ditado popular "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". Há bastante tempo estamos conversando com os deputados do bloco governista, e eles não prometeram nem descartaram a hipótese de assinar os pedidos para a criação das CPIs", afirmou o líder da bancada de oposição, Orlando Pessuti (PMDB). O colega de partido, Nereu Moura, informou que falta apenas uma assinatura para pedir a criação da CPI do Pedágio.
Além dos 14 deputados de oposição, contou Moura, já assinaram o pedido os deputados da base de sustentação a Lerner, Edson Praczyck (PL), Moysés Leônidas (PDT) e Neivo Beraldin (PSDB). A bancada de oposição vai tentar que os deputados do PTB Algaci Túlio e Ricardo Chab também assinem o requerimento. Os dois parlamentares apresentaram, durante a semana, um requerimento pedindo explicações à Secretaria dos Transportes a respeito do aumento do valor das tarifas do pedágio. O pedido leva a assinatura de 18 deputados da base governista e deve ser votado na segunda-feira.
Leia mais:
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica
Na opinião de Pessuti a criação de uma CPI para investigar os Jogos da Natureza seria "muito mais completa" do que a analisar as informações que o secretário-chefe da Casa Civil, Alceni Guerra, se comprometeu, na terça-feira, a apresentá-las nas próximas duas semanas. "Com uma CPI, por exemplo, poderíamos ir com assessores técnicos, verificar pessoalmente qual a atual situação das obras realizadas para os Jogos, como o Canal da Barragem - que teve seus custos contestados pelo Tribunal de Contas", destacou o líder da oposição.
O requerimento solicitando informações sobre os gastos da organização e execução dos Jogos Mundiais da Natureza foi aprovado na terça-feira. O evento foi realizado em 1997, e serviria para aumentar o turismo nos municípios que margeiam o Lago de Itaipu, na Costa Oeste do Paraná. Os deputados desconfiam que ainda há dividas não liquidadas pelo governo estadual (com donos de hotéis e comerciantes) e favorecimento de agências de propaganda que promoveram o evento.