Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
PSDB ou PDT?

Orientação de quem apoiar causa racha no DEM paranaense

Redação Bonde
24 nov 2009 às 17:38

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uns querem Beto Richa, outros querem Osmar Dias. Antecipando as discussões eleitorais de 2010, a bancada Democrata paranaense da mostra de estar em pé de guerra. Tudo porque o grupo liderado pelo deputado federal Abelardo Lupion, orientado pelo presidente nacional do partido, Rodrigo Maia, defende a candidatura de Osmar Dias ao governo do Paraná. Por outro lado, o também deputado federal Alceni Guerra, reforçado pelos deputados estaduais Nelson Justus e Plauto Miró, alinhados com os tucanos, defendem a candidatura de Beto Richa.

Nesta segunda-feira, Alceni Guerra encaminhou carta a Rodrigo Maia, pedindo intervenção no diretório do Paraná. Guerra está indignado com a declaração de apoio do presidente do DEM/PR, Abelardo Lupion, a candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Estado em 2010. Segundo Guerra, a posição de Lupion contraria determinação nacional, que é proporcionar um palco forte para o candidato que o PSDB irá lançar para presidente. Isso ficou decidido em recente almoço com a bancada Democrata, em Brasília.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No mesmo dia houve um jantar em que o presidente nacional do DEM orientou o fechamento de acordo para a candidatura de Osmar Dias. Segundo Maia, a decisão é importante para fazer de Dias o candidato da oposição no estado, impedindo inclusive que ele se alie com os petistas. O entendimento de Rodrigo Maia é que DEM e PSDB não podem perder Osmar Dias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


Isso contrariou Alceni Guerra e demais Democratas entusiastas da candidatura de Beto Richa. O deputado federal encaminhou uma carta a Rodrigo Mais expressando a insatisfação e pedindo invervenção.

Publicidade


Confira trecho da carta encaminhada:


No dia 18/11/2009 participei de um almoço na residência do governador Arruda, junto com você e as duas bancadas do DEM no Congresso, e ouvi do governador um apelo para reafirmarmos nosso antigo compromisso com o PSDB para as eleições de 2010, independente do nome escolhido por aquele partido como seu candidato à Presidência da República. Sem meu entusiasmo, pareceu-me que a aceitação foi unânime.


No mesmo dia - 18/11/2009 - o presidente do DEM no Paraná convocou uma reunião com o PDT nacional e o PDT paranaense para firmar publicamente um compromisso de coligação diferente, que nos remete a um palanque eleitoral de Osmar Dias e da ministra Dilma Rousseff (ou de um candidato próprio do PDT, disse-me um participante), contrariando nossa posição pública da casa do governador Arruda.

MAIS GRAVE, nosso presidente Lupion em nenhum momento nos consultou, nem a mim, nem aos outros três colegas de bancada federal, nem aos deputados estaduais, me informam o presidente da Assembléia Legislativa do Paraná – deputado Nelson Justus – e o líder, deputado Plauto Miró. (informações da Band News FM e Bem Paraná)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo