Uns querem Beto Richa, outros querem Osmar Dias. Antecipando as discussões eleitorais de 2010, a bancada Democrata paranaense da mostra de estar em pé de guerra. Tudo porque o grupo liderado pelo deputado federal Abelardo Lupion, orientado pelo presidente nacional do partido, Rodrigo Maia, defende a candidatura de Osmar Dias ao governo do Paraná. Por outro lado, o também deputado federal Alceni Guerra, reforçado pelos deputados estaduais Nelson Justus e Plauto Miró, alinhados com os tucanos, defendem a candidatura de Beto Richa.
Nesta segunda-feira, Alceni Guerra encaminhou carta a Rodrigo Maia, pedindo intervenção no diretório do Paraná. Guerra está indignado com a declaração de apoio do presidente do DEM/PR, Abelardo Lupion, a candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Estado em 2010. Segundo Guerra, a posição de Lupion contraria determinação nacional, que é proporcionar um palco forte para o candidato que o PSDB irá lançar para presidente. Isso ficou decidido em recente almoço com a bancada Democrata, em Brasília.
No mesmo dia houve um jantar em que o presidente nacional do DEM orientou o fechamento de acordo para a candidatura de Osmar Dias. Segundo Maia, a decisão é importante para fazer de Dias o candidato da oposição no estado, impedindo inclusive que ele se alie com os petistas. O entendimento de Rodrigo Maia é que DEM e PSDB não podem perder Osmar Dias.
Leia mais:
Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial
TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina
Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná
Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica
Isso contrariou Alceni Guerra e demais Democratas entusiastas da candidatura de Beto Richa. O deputado federal encaminhou uma carta a Rodrigo Mais expressando a insatisfação e pedindo invervenção.
Confira trecho da carta encaminhada:
No dia 18/11/2009 participei de um almoço na residência do governador Arruda, junto com você e as duas bancadas do DEM no Congresso, e ouvi do governador um apelo para reafirmarmos nosso antigo compromisso com o PSDB para as eleições de 2010, independente do nome escolhido por aquele partido como seu candidato à Presidência da República. Sem meu entusiasmo, pareceu-me que a aceitação foi unânime.
No mesmo dia - 18/11/2009 - o presidente do DEM no Paraná convocou uma reunião com o PDT nacional e o PDT paranaense para firmar publicamente um compromisso de coligação diferente, que nos remete a um palanque eleitoral de Osmar Dias e da ministra Dilma Rousseff (ou de um candidato próprio do PDT, disse-me um participante), contrariando nossa posição pública da casa do governador Arruda.
MAIS GRAVE, nosso presidente Lupion em nenhum momento nos consultou, nem a mim, nem aos outros três colegas de bancada federal, nem aos deputados estaduais, me informam o presidente da Assembléia Legislativa do Paraná – deputado Nelson Justus – e o líder, deputado Plauto Miró. (informações da Band News FM e Bem Paraná)